Significado de Conhecimento

O que é Conhecimento

Conhecimento é um substantivo masculino que significa o efeito ou o ato de conhecer. Em segunda instância, é o ato de perceber ou compreender algo por meio da razão e, ou, da experiência. Aquele que possui conhecimento é capaz de saber, possui algum tipo de base, instrução ou informação.

O conhecimento também é compreendido como um ponto chave para a pedagogia, porque através dela e da educação busca-se promover o conhecimento e instruir as crianças para que se tornem adultos alfabetizados e com oportunidades na vida profissional e também no desenvolvimento social e pessoal, uma vez que ter o conhecimento mínimo nas mais diversas áreas deixa o indivíduo mais preparado para viver e relacionar-se com o seu próximo.

Existem várias modalidades de conhecimento, sendo algumas delas:

Conhecimento científico

Trabalha com a verdade, no sentido de que para algo ser científico precisa ser verdadeiro; o que inerentemente leva à necessidade de provas (fatos). A ciência é promovida somente através da experimentação, sendo que uma simples afirmação ou crença não é capaz de construir conhecimento científico.

Conhecimento empírico

O conhecimento empírico por sua vez não necessita de fatos ou de experimentação científica Ele é decorrente da vida humana, das experiências de vida, por tentativas, acertos e erros, além do senso comum e das ideias.

Conhecimento teológico: é o conhecimento adquirido a partir da fé, das revelações divinas e do estudo da Bíblia.

Conhecimento filosófico: busca a verdade através da reflexão e da construção (e desconstrução) de ideias e conceitos.

Conhecimento popular: transmitido informalmente entre as pessoas, hereditariamente, através de gerações, de povos e suas culturas.

Conhecimento intelectual: exclusivo aos seres humanos, é inerente à capacidade de raciocínio lógico.

Conhecimento sensorial: o conhecimento primitivo presente tanto no ser humano quanto nos outros animais.

 

O significado de Conhecimento está na categoria Significados