Significado de Consciência

O que é Consciência

Consciência é um substantivo feminino que tem como origem o termo em Latim conscientia, que significa “conhecimento próprio, senso moral”. Essa palavra latina vem de conscire, que significa “ser mutuamente alerta”.

O que é Consciência:

O significado de Consciência pode ser interpretado como conhecimento, honestidade, percepção. É uma qualidade da mente que também pode mostrar uma noção dos estímulos que ocorrem à volta de um indivíduo que conseguem confirmar sua existência. Dessa afirmativa, se uma pessoa está desmaiada ou em coma diz-se que ela está inconsciente.

A consciência, por ser definida como uma qualidade da mente, pode abranger atribuições como a autoconsciência e subjetividade.

As áreas de filosofia da mente, ciência cognitiva, psicologia e neurologia são aquelas que mais estudam a consciência.

A consciência também pode estar relacionada com o senso de dever e moralidade – indicando a noção das ações ou sentimentos internos de cada indivíduo no mesmo momento em que são executadas essas ações. Dessa maneira, a consciência vai estar relacionada com uma experiência, situações ou problemas.

Por exemplo: “Mesmo ela não tendo consciência do fato, sabíamos que ela estava viciada em drogas.”

Para a psicologia, a consciência é considerada um estado cognitivo não-abstrato – que permite que um indivíduo faça interação e interprete os estímulos externos que são conhecimentos como a consciência real – ou realidade. Dentro desta área, é ainda possível explicar que uma pessoa sem consciência é aquela que é desligada da realidade e que não tem ciência do que acontece em sua volta.

Palavras como existência, pessoa e eu são relacionadas de forma íntima com o conceito de consciência – pois há uma conexão entre a consciência e a consciência moral. Em outros casos, no entanto, o eu pode se tornar um objeto de reflexão e da consciência moral, ou seja, o oposto da autoconsciência.

A filosofia também estudou ao longo tempo o conceito de consciência. A definição é que a consciência é a faculdade humana que decide ações e se responsabiliza pelas consequências, conforme a ideia do bem e do mal. Para a filosofia, a consciência é um conceito que pertence à área da ética.

A filosofia ainda separou a consciência em duas vertentes: a consciência intencional e a não intencional. O fundador da fenomenologia, Edmund Husserl explica que:

  • A consciência intencional é aquela atividade que está direcionada para algo que há consciência,
  • Enquanto que a consciência não intencional está relacionada a um mero reflexo da realidade que está sendo apresentada.

Outros filósofos abordaram a consciência de sua própria maneira:

  • Para Kant, há a consciência empírica – aquela que faz parte do universo dos fenômenos – e a consciência transcendental – que está ligada com todo o conhecimento da consciência empírica,
  • Descartes afirmou: Penso, logo existo – ou seja, pensar e pensar que estamos pensando são duas coisas iguais.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro.

A origem da data homenageia o Zumbi dos Palmares – personagem da história do país que lutou contra a escravatura durante o período colonial. 20 de novembro é o dia de sua morte.

Foi em 2011 que a data foi instituída pela Presidente Dilma Rousseff com o objetivo de promover a consciência sobre a introdução das pessoas negras na sociedade.

Consciência moral

Consciência moral é o nome dado à certeza interior que cada indivíduo possui sobre se uma atitude é correta ou errada.

Dependendo da situação e do valor moral imposto, a consciência moral pode causar sentimento de culpa ou a alegria.

Popularmente chamado de consciência pesada é aquele sentimento de culpa ou arrependimento que surge quando é feito algo errado.

O significado de Consciência está na categoria Significados