Significado de Consenso

O que é Consenso

Consenso é um substantivo masculino que designa a concordância, o consentimento de ideias, sentimentos, impressões e a conformidade de opiniões. O significado para o termo pode ser dividido em duas maneiras: acordo geral entre grupo ou comunidade. Em segundo lugar, consenso também pode representar a teoria e a prática de um acordo formal pela qual uma comunidade toma uma decisão.

No âmbito do consenso não há a votação, porém, ainda assim o conceito trabalha o aspecto de que uma maioria possui concordância e conformidade de opiniões sobre determinado assunto. Sendo assim, é possível tomar decisões em grupos ou comunidades. O consenso também é um aspecto da negociação.

Consenso Universal é um termo advindo do latim que significava “acordo do povo” e era utilizado para expressar a ideia de que havia o acordo entre todos para uma determinada ideia ou opinião, que a partir de tal aceitação (consenso) já poderia ser tomada como uma verdade.

Consenso de Whashington

Foi um conjunto de regras básicas  (10 medidas) formulado por economistas em 1989 de instituições financeiras em Whashington D.C, nos Estados Unidos. Algumas das instituições presentes foram o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Com base nas ideias de John Williamson, o consenso de Whashington falava sobre medidas que viessem a aperfeiçoar a macroeconomia de países em desenvolvimento que estivessem passando por dificuldades econômicas.

Existem muitas críticas sobre o consenso de Whashington, as quais dizem que os países que adotaram o modelo não obtiveram um desenvolvimento assim como o consenso “prometia”. Parte dessas críticas leva em conta os países da África e da América Latina, que após a década de 1980, segundo os críticos, amarguraram um crescimento lento e penoso, diferente do que defendem os apoiadores do consenso de Whashington.

Consenso de ventilação mecânica

É um procedimento médico normatizado que vigora sobre a necessidade de utilização de aparelhos respiratórios eletrônicos para pacientes. Tal normativa visa determinar exatamente quais são as circunstâncias em que os aparelhos devem ser utilizados, como devem ser utilizados e quais os procedimentos e medidas devem ser tomados. Isso é importante e comum na área da saúde, uma vez que existe a necessidade de normativas que amparem tanto no sentido prático e eficiente da aplicação da medicina quanto no aspecto médico-legal e ético.

O significado de Consenso está na categoria Significados