Significado de COO

O que é - COO

COO é uma sigla em inglês que significa Chief Operating Officer, termo que pode ser traduzido como Diretor de Operações ou Executivo Chefe de Operações, logo a sigla CCO é utilizada para denominar um cargo específico dentro uma empresa.

O cargo de COO está diretamente relacionado ao do CEO (Presidente ou Diretor Executivo), sendo esse a pessoa de maior confiança do último, que tem o maior cargo dentro da hierarquia de uma empresa, sendo assim o posto CCO pode ser comparado ao cargo de vice-diretor do negócio.

As atividades exercidas pelo COO podem variar muito de acordo com a demanda da empresa em que trabalha, contudo, na maioria dos casos, ele é responsável por fazer a gestão das operações realizadas no negócio, acompanhando todas as etapas do processo da empresaria e ainda mantendo o CEO informado sobre elas. Dessa maneira, o COO tem um papel crucial para que os processos da empresa sejam feitos da forma correta com a máxima eficiência e eficácia possíveis, o que é vital para a sobrevivência e crescimento dessa empresa.

O cargo de COO é muito importante dentro de uma empresa, pois é ele quem tem mais chances de se tornar o futuro CEO, assim, é comum encontrar empresas que têm mais de um Diretor de Operações trabalhando juntos.

No ramo dos negócios existem ainda várias outras siglas além de COO e CEO que são utilizadas para dar nomes a cargos que têm grande importância dentro da empresa, sendo que a maior parte dessas siglas começa com a letra C que significa “Chief” e pode ser traduzida como diretor.

Assim, podemos citar:

  • CFO-Chief Financial Officer (Diretor de Finanças);
  • CHRO-Chief Human Resources Officer (Diretor de Recursos Humanos);
  • CIO-Chief Information Officer ou CTO, Chief Technology Officer (Diretor de Tecnologia);
  • CMO-Chief Marketing Officer (Diretor de Marketing).
  • CCO-Chief Communications Officer (Diretor de comunicação).

O surgimento e popularização dessas siglas se deram principalmente devido a grandes empresas americanas, como o Facebook, por exemplo, que a partir de 2008 passou a ter o cargo de CEO ocupado por Mark Zuckerberg e o de COO por Sheryl Sandberg, principal responsável por ter tornado essa rede social um dos maiores fenômenos, além de um negócio extremamente rentável.  

O significado de COO está na categoria Significados