Significado de Copyleft

O que é Copyleft

Copyleft é uma palavra pertencente ao idioma inglês, formada pela junção dos termos copy, que significa “cópia, reprodução”, mais left, que quer dizer “esquerda”.

O significado de Copyleft descreve um mecanismo jurídico de autorização de cópia de uma obra, ou seja, é uma forma de garantir que uma obra possa ser usada e modificada.

O copyleft garante ao detentor do direito de propriedade intelectual a ação de licenciar a utilização de suas próprias obras além dos limites da lei, mesmo que elas sejam amparadas por ela. As licenças de copyleft permitem que a obra seja copiada, alterada e redistribuída, valendo-se que esse direito seja mantido para todas as versões modificadas.

De maneira geral, o termo copyleft é traduzido como “permissão de cópia”, e se originou por um trocadilho da palavra copyright, que se classifica como a incumbência de direitos ao dono com impedimento de quaisquer reproduções não permitidas da obra. Por outro lado, o copyleft transmite o conceito de que há liberdade para os usuários reproduzirem determinada obra.

Assim, copyleft e copyright são termos antônimos.

O copyleft é apenas uma das mais variadas expressões que são utilizadas na área da Informática, e com bastante frequência. O copyleft, nesse caso, acaba sendo uma prática adotada por desenvolvedores de novos softwares que os disponibilizam para que possam ser melhorados por meio da comunidade de usuários.

Para que isso ocorra, o software em questão é registrado por meio de uma licença de software livre, onde afirma-se o direito de que qualquer pessoa pode copiar, usar, alterar e repartir o código-fonte.

Ou seja, o código pode ser acessado pelos usuários de maneira livre e modificado por eles. Obviamente que o nome do autor do software e os próprios termos de licença são fatores que estão presentes no código, em grande parte dos casos.

Isso dá a entender que todas as versões alteradas de um certo programa/software estarão vinculadas conforme o licenciamento disposto.

Para fins de curiosidade, o uso do termo copyleft ganhou popularidade a partir do ano de 1988, com a licença General Public Licence (GPL) – em português, “Licença Pública Geral” – ao ocorrer a sugestão graças a existente palavra copyright.

O significado de Copyleft está na categoria Significados