Significado de Cordel

O que é Cordel

Cordel são publicações de poemas populares que fazem parte da cultura nordestina. É a tradição de um povo. Esse nome surgiu porque os folhetos ficavam expostos nas feiras em cordas finas, chamadas de cordéis.

Cordel significa corda fina e flexível, pode ser também barbante ou até mesmo se chamar guita. Os poemas são escritos em forma de rima e geralmente são ilustrados.

De acordo com a história, esse tipo de literatura surgiu há muitos anos, na época medieval, onde os trovadores declamavam e até mesmo cantavam seus poemas. Com o surgimento da tipografia os relatos orais passaram a ser impressos e eram colocados em cordas para melhor visualização e comercialização.

No Brasil, o cordel ou literatura de cordel surgiu na metade do século XIX, trazendo uma identidade própria. Geralmente eram poemas que falavam sobre religião, o dia a dia, sobre lendas e muitos outros assuntos.  Foram os Portugueses que trouxeram essa tradição para o Brasil na época da colonização.

Os autores ou cordelistas como são chamados, apresentam seus poemas em forma de cantigas acompanhados de um violão ou até mesmo fazendo grandes apresentações para poderem despertar o interesse das pessoas por seus versos.

As gravuras que são apresentas nos cordéis são feitas em xilogravuras. Que é a arte de entalhar as figuras em um pedaço de madeira e utilizá-las depois como se fosse um carimbo.

A literatura de cordel é uma manifestação típica do povo Nordestino e os maiores cordelistas estão em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ela também pode ser encontrada em outras partes do país, mas é muito mais popular nestes estados. Os poemas são expostos em feiras e vendidos pelos próprios autores.

Em 2011 foi feita uma novela chamada “Cordel Encantado”, que narrava a história do triângulo amoroso entre Açucena e Timóteo e Jesuíno. Ela se passa na cidade fictícia. Açucena e Jesuíno são apaixonados desde criança e Timóteo faz de tudo para que esse amor não aconteça. E eles terão que enfrentar todos os problemas e maldades para que consigam ficar juntos.

Cordel infantil tem aguçado o imaginário das crianças e pelo gosto da leitura e também tem aproximado os pequenos para as tradições culturais de um povo.

Não é fácil fazer um cordel, é necessário ter muita inspiração e principalmente tem que ter um conhecimento muito grande de rimas e métricas. Diferenciar o que são redondilhas, o que é sextilha etc. Tem que descrever cenas bem elaboradas e sempre voltadas para a sonorização das histórias.

O significado de Cordel está na categoria Significados