Significado de Corresponde

O que é Corresponde

Corresponde vem do verbo corresponder (3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo e 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo). O termo vem do Latim correspondere, que originalmente significava “estar em harmonia, em concordância com”.

O que é Corresponde:

O significado de Corresponde é o que tem relação, o que é conforme, condiz, confere, coincide, combina, convém.

Por exemplo:

“O que você acabou de dizer não corresponde com os fatos.”

“A professora notou que as respostas de Carla correspondiam impecavelmente com as de Marcela.”

Corresponder significa, portanto, o mesmo que dizer o que se diz respeito, que representa, que molda, encaixa, acomoda, ajusta-se, adequa-se, conforma-se, tem que ver, tem a ver, relaciona-se, refere-se, reflete.

Ainda, o significado da palavra corresponde se dá como sinônimo de equivale, assemelha-se, nivela-se, equilibra-se, equipara-se, iguala-se.

Por exemplo:

“Os partos cesarianos correspondem por mais de 50% das vias de nascimento no Brasil.”

“Dos tumores malignos, o câncer de pele é o tipo que corresponde a 30% desta doença no país.”

“Pode-se saber a idade da serpente cascavel contando os anéis do seu chocalho. O número destes corresponde a seu tempo de vida.”

Outro sentido para o termo “corresponde” está relacionado com a retribuição equivalente, isto é, é cumprir ou satisfazer de forma semelhante algo ou alguém. É sinônimo de responder, compensar, recompensar de maneira igual, ser proporcionado.

Por exemplo:

“Você correspondeu às minhas expectativas. O cargo é seu!”

“Acabei depositando muita confiança em meu ex-namorado, mas ele não correspondeu, me traiu e terminamos.”

Ainda, corresponde é uma palavra que pode ser usada no sentido de quem troca correspondência, isto é, que se escreve, que se manda cartas.

Por exemplo:

“Mesmo com a internet, gosto de me corresponder com amigos virtuais através de cartas – é interessante ver suas caligrafias.”

“Ele se corresponde com clientes enquanto ainda está tomando o café da manhã.”

“Sua filha está se correspondendo com um menino mais velho.”

O verbo corresponder tem regência verbal, sendo classificado como transitivo direito e indireto, além de intransitivo e, por isso, acaba aparecendo em frases requisitando um complemento com preposição (no caso é a crase), pois sem este o verbo acaba possuindo um sentido incompleto.

Por exemplo, nas frases com corresponde abaixo, é possível ver o uso da crase:

“A cura do câncer corresponde à efetividade das pesquisas e dos testes laboratoriais, que ainda poderão levar muitos anos.”

“Este presente corresponde à necessidade que você havia comentado. Não sinta-se envergonhada.”

Corresponde em inglês pode ser traduzido como como match, correspond, satisfy, coincide, repay, measure up. O uso dos termos varia conforme a ideia que quer ser passada pelo emissor, mas basicamente todos os termos indicam o mesmo: corresponder, combinar, satisfazer, equiparar, condizer, igualar, retribuir, coincidir.

Correspondente jurídico é o nome dado a um profissional da área do Direito ou mesmo um advogado que presta serviços para empresas ou escritórios de advocacia que estão localizados em outras cidades ou mesmo em outros estados.

Sinônimos de corresponde

  • Equivale
  • Condiz
  • Conforme
  • Convém
  • Confere
  • Coincide
  • Combina

O significado de Corresponde está na categoria Significados