Significado de Cosmopolita

O que é Cosmopolita

Cosmopolita é uma palavra que tem origem no grego kosmopolítes que pode ser traduzida como cidadão do mundo, onde kosmós podemos traduzir por “mundo”, mesma origem da palavra “cosmos”, e polites podemos traduzir por “cidadão”, mesma origem da palavra “política” ou “polis”, que significa “cidade” e podemos encontrar na formação de nomes de municípios brasileiros como Florianópolis e Petrópolis, por exemplo.

Um cosmopolita é uma pessoa que tem conhecimento de outras culturas tanto de um ponto de vista popular como mais erudito, e consegue facilmente se adaptar e se sentir em casa em qualquer lugar do mundo.

Uma pessoa pode ser somente culta, estudada e considerada uma cosmopolita pela maneira como pensa, se expressa e age. No entanto, num sentido mais estrito, pode-se dizer que para ser de fato um cosmopolita a pessoa precisa ter acumulado horas de viagem pelo mundo e saber falar pelo menos um ou dois idiomas além da sua língua mãe.

Cidades cosmopolitas

Algumas cidades no mundo também são considerada cosmopolita. Uma cidade para ser tida como cosmopolita precisa ser um grande centro urbano para onde confluem culturas de todos os cantos do mundo, onde encontramos pessoas as mais variadas, opções diversas de gastronomia, lazer, entretenimento, para todos os gostos e públicos.

Uma cidade cosmopolita também se caracteriza por possuir uma cultura de tolerância para com as diferenças e de aceitação aos mais diversos tipos humanos, vindos de onde quer que venham. Cidades no mundo que apresentam essas características estão em especial situadas em países ricos, assim vemos que Londres e Nova York são dois dos melhores exemplos de cidades cosmopolitas no mundo.

Distribuição cosmopolita

Dentro da biologia usa-se a expressão distribuição cosmopolita para fazer-se referência às formas de vida que podem ser encontradas em todo o mundo ou pelo menos em boa parte dele. Alguns tipos de animais e plantas se adaptam muito bem aos mais diversos tipos de meio ambiente e por isso se espalharam pelo mundo todo. Entre os exemplos de espécies que são consideradas cosmopolitas temos baratas, ratazanas e o próprio homem.

Compartilhe este significado: