Significado de Counseling

O que é Counseling

Counseling é um substantivo da língua inglesa.

O significado de Counseling é, traduzindo-se para o português, “aconselhamento”.

Counseling é descrito como um processo de interação entre um profissional (um conselheiro contrato) e um cliente, considerando-se este processo como uma atividade pontual com o intuito de mapear uma situação ou problema e auxiliar a pessoa a tomar uma decisão acertada, que poderá impactar tanto a vida pessoal como a profissional.

O counseling tem uma origem muito próxima com a área psicológica e médica, pois também servem como formas de ajuda e suporte para pessoas que estão emocionalmente desgastadas, afinal o counseling visa proporcionar um processo de acompanhamento e interação entre uma pessoa que busca respostas e sugestões, bem como conselhos apropriados e, obviamente, alguém que está se propondo a fornecê-los.

O counseling é realizado pelo counselor (em português, significa “conselheiro”), embora muitos não aceitem essa tradução, achando-a inadequada para o profissional. Na realidade, o counselor tem a tarefa de colocar em prática o que um conselheiro faz, apontando caminhos e soluções, discutindo possibilidades e sugerindo alternativas.

De maneira profissional, a pessoa encarregada do aconselhamento tem a obrigação de dar a seu cliente um roteiro ou modelo para se desviar dos obstáculos com a finalidade de alcançar o sucesso pretendido.

O counseling é muito buscado nos tempos de crise, em especial quando o cliente se descobre em “becos sem saídas” e precisa de ajuda para respostas a problemas que não podem ficar esperando.

É por isso que o counseling é muitas vezes relacionado com o coaching, duas práticas que envolvem o apoio para um momento de dificuldade de alguém.

A prática de counseling surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos e na Europa duas décadas depois com o conceito de ser um serviço associado à orientação e suporte para serviços sociais e voluntários. Foi o psicológico norte-americano Carl Rogers que fundamentou as características do counseling, onde há o foco de atenção na pessoa e não no problema – valoriza-se o relacionamento humano em primeiro lugar.

Counseling, mentoring e coaching

Coaching, mentoring e counseling são três exemplos de orientação para o desenvolvimento de profissionais, entretanto cada um possui sua particularidade.

De modo rápido:

  • Coaching procura desenvolver as habilidades comportamentais do profissional,
  • Mentoring procura desenvolver as habilidades técnicas dele,
  • Counseling se classifica como um aconselhamento de carreira.

O coaching tem sua atuação a partir o ponto de auxiliar o profissional a atingir um determinado objetivo e, para atingir isso, é necessário observar as habilidades profissionais.

O mentoring irá atuar com as complexidades do profissional de modo que seja possível melhorar a carreira, fazendo com que ele reflita e perceba se ele realmente está no cargo certo.

O counseling é mais específico, e é normal que o counselor tenha experiência em uma certa área.

Pode-se destacar alguns aspectos de cada uma dessas metodologias para ficar mais claro o modo que eles providenciam a orientação profissional.

O coaching, por exemplo, se caracteriza por:

  • Auxiliar na organização de planos,
  • Ser um profissional externo da organização para não comprometer a análise do cliente,
  • Possibilita novas opções de comportamento,
  • O processo está voltado para o futuro, com base em uma construção a partir do potencial, possibilidades, ações e forças do cliente (conhecido como coachee),
  • Eficaz para o aprendizado e conhecimento sobre as pessoas.

O mentoring se destaca como sendo:

  • O desenvolvimento da maturidade dos jovens a partir da referência de pessoas experientes,
  • Apontamento de direções, orientações e provocação para tomada de decisões através de questionamentos ou desafios pessoais.

O counseling, por outro lado, tem como sentido:

  • A resolução de um aspecto específico (tanto de dificuldade pessoal como profissional), de forma rápida e pontual,
  • Refere-se ao compartilhamento de experiências, opiniões e sugestões particulares,
  • Ação de facilitar os processos de reflexão, quando certas decisões novas estão envolvidas ou ainda quando novos insights são precisos.

O significado de Counseling está na categoria Significados