Significado de Cretino

O que é Cretino

Cretino é um adjetivo e substantivo masculino que significa algo ou alguém que sofre de cretinismo, que possui uma incapacidade mental, um estado psicológico, que possui tal comportamento comparado a um estado tido como imbecil, idiota, no sentido em que faltam capacidades de inteligência ao mesmo.

A essência desse significado atribuído à palavra cretina não é pejorativo e sim psicológico, no sentido de que o indivíduo cretino sofre de cretinismo, que trata-se de uma perturbação grave que afeta o desenvolvimento físico e intelectual de uma pessoa; em razão da diminuição das atividades da tireoide. Nesse sentido, o indivíduo cretino é uma pessoa com inaptidão e incapacidade derivadas desse estado de cretinismo.

O que é cretino no sentido pejorativo

Cretino também é uma palavra que tem significado atribuído a uma pessoa cínica que possui uma maneira insolente de ser e de se comportar, tendo comumente um comportamento digno de uma pessoa manipuladora e trapaceira. Comumente a palavra cretino é utilizada nesse sentido pejorativa, sendo que é comum pessoas egoístas e manipuladoras serem chamadas de cretinos ou cretinas.

Cretino é alguém que não se importa com os sentimentos alheios e com o bem estar das outras pessoas, estando preocupado apenas em satisfazer-se física e emocionalmente, independentemente dos meios para os quais realizará seus desejos pessoais e quem eles podem afetar.

Cretino irresistível é um livro de Lauren Christina que conta a história de uma estagiária que se apaixona por seu chefe, um cretino que possui características que para os olhos da moça deixam-no “irresistível”.

O significado de Cretino está na categoria Significados