Significado de Crivo

O que é Crivo

Crivo é um substantivo masculino e flexão do verbo crivar (na 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim cribrum, que significa “peneira”.

O significado de Crivo é o que define vários objetos que têm uma espécie de peneira, isto é, são os objetos que possuem furos em vários pontos.

O crivo é um termo que aparece em diversas situações, como, por exemplo, no campo onde ele é feito de arame e tem como finalidade separar os grãos conforme a espessura e o volume. O crivo também é conceituado como sendo uma peça perfurada no fundo que auxilia na separação de pedras preciosas ou outros fragmentos.

Além isso, o crivo é um utensílio de cozinha – embora seja mais conhecido como peneira – com o intuito de coar a parte mais fina de certa substância. Em outros casos, o crivo pode ser um acessório que se instala no bico do regador para borrifar algum líquido sobre determinadas plantas.

No artesanato, crivo é uma espécie de bordado feito à mão, em tecido enredado, onde há retirada de alguns fios intercalados – o que forma furos que são contornados de pontos de linha para que se crie um tipo de peneira.

Outra colocação para a palavra “crivo” é no resguardo alto que é colocado nas janelas ou portas, geralmente feito de pequenas tábuas cruzadas e intercaladas, para que uma pessoa possa visualizar o lado de fora sem ser notada.

No sentido figurado, crivo é algo esburacado.

Por exemplo: “O corpo do meliante foi crivado de balas pelo policial.”

No Brasil, crivo também é um termo usado para designar uma grelha de fornalhas em engenhos de açúcar.

“Passar pelo crivo” é uma expressão popular que sugere um exame minucioso, uma averiguação, como passar por uma seleção.

Por exemplo: “Os judeus que chegavam passavam pelo crivo dos oficiais nazistas.”

O significado de Crivo está na categoria Significados