Significado de Cromoterapia

O que é Cromoterapia

Cromoterapia é uma palavra que origina-se do grego “Khrôma” que significa “cor” e “terapia” tratamento de doentes. Sintetizando, cromoterapia é o tratamento feito através do uso das cores para curar doenças.

A cromoterapia surgiu há muito tempo, desde os tempos do antigo Egito e se espalhou pela Índia, Grécia e China e vem sendo usada até os dias atuais. Sempre com o objetivo de obter um equilíbrio físico e emocional.

Cromo terapia ou Cromoterapia? O que usar? A forma como se escreve não influenciará o sentido. Podem-se usar as duas formas que o seu sentido não será alterado.

Sabe-se que essa terapia só chegou ao ocidente há alguns séculos e que despertou grande interesse em alguns pesquisadores sobre a eficácia de seu tratamento.

A cromoterapia é uma terapia alternativa, e como tal, ainda desperta muitas dúvidas quanto ao seu verdadeiro poder de cura.

Cada cor tem uma função específica dentro da cromoterapia e cada uma traz um poder específico de cura de doenças. Porém, a utilização desse método não descarta o uso da medicina convencional.

Vejamos o que cada cor carrega de importante dentro de sua especificidade. As cores usadas na cromoterapia são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

O significado de cromoterapia é muito abrangente. Dentro da terapia das cores cada cor representa um chakra.

Chakrassão os pontos de energia localizados em áreas específicas do corpo. São sete os principais pontos. Cada parte do chakra tem a função de harmonizar o corpo físico, energético, emocional e mental.

O uso das cores em cada parte do corpo ou em cada chakra.

O vermelho representa o chakra básico, que fica na parte debaixo do ventre e está ligado a coluna, tem como função estimular as necessidades básicas como a alimentação, o descanso e o sexo.

O vermelho pode estimular o sistema nervoso e também é um grande estimulante sexual. Quando usado em excesso pode alterar o humor da pessoa causando irritabilidade e ansiedade. É uma cor bastante estimulante e consegue agir dando força e coragem para superar as adversidades do dia a dia.

Ele é usado em casos de má circulação, pressão baixa, anemia, depressão e até em casos de gripes. Não é indicado para pessoas que tenham pressão alta ou que estejam com o corpo muito quente, como no caso de febres.

A cor laranja representa a parte do umbigo. O chakra representa a criatividade e a autoestima. É um grande estimulante sexual e ajuda nas decisões.

É usada em casos de obesidade, problemas respiratórios, em reumatismos e também em situações de torções.

É contraindicada para quem tem insônia.

A cor amarela está ligada ao chakra solar, estimula o raciocínio e a memória e também auxilia o sistema imunológico do nosso organismo, aos órgãos internos. Ajuda na depressão, problemas de indigestão e constipação.

 Esta cor não é indicada em casos de excitação, alcoolismo e gastrite.

A cromoterapia verde corresponde ao chakra cardíaco, a cor verde também esta ligada a natureza, e como tal, tende a despertar o amor e a sabedoria. Desperta a paz, tranquilidade etambémrenovação.

Como a cor corresponde à área do coração, ela tem o poder de ajudar o órgão e a pressão sanguínea. Seu uso na terapia é indicado para quem tem insônia, pressão baixa e problemas emocionais.

Não há nenhuma contraindicação quanto ao uso desta cor.

O uso da cromoterapia azul representa o chakra frontal, laríngeo, ou seja, o uso da garganta. Essa cor pode facilitar a expressão oral e a comunicação. Tem função deexpressar de forma clarae harmônica o que pensamos e sentimos.

Como a cor também está ligada ao sistema respiratório, seu uso é indicado nos casos de dores de gargantas, problemas de tireoide e dores de cabeça.

 O azul é contraindicado no caso de frio intenso, resfriados e depressão.

O uso do índigo tem objetivo calmante e tranquilizante e está ligado ao chakra frontal. Tem a finalidade de harmonizar a mente e o corpo.

Essa cor deve estar em equilíbrio para que não haja ausência de concentração, pessimismo, medo e até mesmo excesso de pensamentos.

Tem característica anestésica e anti-inflamatóriae como a cor verde, não tem nenhuma contraindicação quanto ao seu uso.

 A cor violeta corresponde ao chakra coronário, ligado à espiritualidade e ao universo. 

Como esse chakra está localizado próximo ao coração, sua função é a de purificação do sangue, de estimulação metabólica e hormonal.

É uma cor que ajuda em todas as formas de neuras e traz um equilíbrio entre as energias.

 

O significado de Cromoterapia está na categoria Significados