Significado de Cronograma

O que é Cronograma

Cronograma é uma palavra de origem grega, constituída da seguinte forma: “Chronos” que significa “tempo” e “gramma” que significa ”escrever algo” ou simplesmente “letra”. 

Cronograma é o nome dado a uma ferramenta bastante utilizada para aorganização de tarefas, gestão de projetos ou atividades, permitindo assim, o acompanhamento eprogresso do mesmo.

É uma representação gráficademetas, objetivos, tarefas ou atividades que deverão ser realizados com certa previsão de data, ou seja, com início, meio e fim para execução de determinados projetos.

É uma ferramenta muito útil paravisualizar o andamento de qualquer tarefa de trabalho, pois através de um cronograma é possível analisar as várias fases de um projeto e verificar se algo não está de acordo com o que foi proposto.

Normalmente, toda empresa que costuma trabalhar com projetos faz uso dessa ferramenta, pois ela permite que a empresa faça o acompanhamento de toda rotina e execução dos trabalhos, evitando-se assim, desperdício de tempo e dinheiro.

O cronograma é um meio importante para que a empresa possa documentar, monitorar e principalmente controlar o tempo em que certas atividades estão sendo executadas pela sua equipe.

Como fazer um Cronograma

Um cronograma mostra se as atividades propostas dentro de um projeto estão em dia ou se vai ser necessário fazer alguma alteração no prazo para cumprimento das metas.

Antes de fazer seu cronograma é sempre bom fazer um esboço sobre o que fazer, como e quando cada atividade será executada.

Existem duas formas básicas para se construir um cronograma que são por fases e por entregas. O primeiro refere-se à criação de um conjunto de fases referentes ao tempo de vida do projeto e então se faz um planejamento para sua conclusão. Já no cronograma por entregas, o produto ou serviço será entregue em partes, portanto será feito um planejamento para conclusão de entrega dessas partes individualmente.

Você pode utilizar vários softwares disponíveis no mercado para fazer seu cronograma. Se for um projeto pequeno e simples, por exemplo, você pode utilizar o Word, Excel ou o TO-DoList, pois eles permitem a construção de tabelas, planilhas ou listas de tarefas. Mas geralmente esses softwares não atendem projetos maiores. Nesse caso serão necessários outros softwares mais potentes para construir seu cronograma, como Oracle Primavera, MS-Project entre outros existentes no mercado.

Também existem algumas ferramentas open-source como o OpenProj, por exemplo.

O significado de Cronograma está na categoria Significados