Significado de Cultura Popular

O que é Cultura Popular

Cultura popular é uma expressão refere-se a todo tipo de cultura com a qual o povo de terminada região ou país de um modo geral se identifica, ou pode ser a cultura produzida por esse povo. Assim, a expressão abrange uma extensa gama de práticas, costumes e tradições que, em geral, caracterizam as populações com menor poder aquisitivo em uma sociedade.

A cultura popular, como uma expressão abrangente, contém dentro de si os conceitos de cultura tradicional e cultura de massas. Uma cultura tradicional é aquela passada de geração em geração, geralmente de forma oral, e compreende todas as práticas de determinado grupo de uma sociedade que se mantém ao longo do tempo e que lhe imprimem características próprias e uma identidade.

A cultura tradicional, como cultura popular, estará presente desde o esporte mais praticado por uma sociedade ou por parte dela, até a maneira como se constroem casas, o vestuário, alimentação, sotaque, festas, músicas, manifestações artísticas e artesanais e uma infinidade de fazeres.

Já na cultura de massas, temos muitas vezes costumes e práticas que tendem a não serem duradouros, modas passageiras, tendências, que caem no gosto do público durante alguns meses ou anos, e depois desaparece sendo esquecidas, ou retornando anos mais tarde como uma tendência retrô ou algo cult.

Como exemplo desse tipo de cultura popular encontramos músicas, filmes, gírias, roupas, acessórios, eletrodomésticos, que tornam-se imprescindíveis para determinados grupos da sociedade, vindo depois a tornarem-se supérfluos, sendo substituídos mais tarde por algum outro item da cultura de massa.

Enquanto que a cultura tradicional surge, brota de forma espontânea no seio de uma sociedade ou grupo social, a cultura de massa vem a partir dos meios de comunicação, da publicidade, dos telejornais e revistas. É em geral, um tipo de cultura feita para o comércio, com perspectivas de lucro, mas que muitas vezes é também determinante na modo de vida e de ser de um povo. 

A cultura popular é estudada pelas ciências sociais, sobretudo pela antropologia e pela sociologia.

Cultura Popular Brasileira

Pelo tamanho e pela população de cerca de 200 milhões de pessoas, o Brasil é um país com uma riquíssima cultura popular. Cada região do país caracteriza-se por uma cultura própria, regiões que se diferem umas das outras pelo sotaque, pelas expressões e gírias, por sua música e gastronomia, sua religiosidade, sua arquitetura e uma série de traços característicos. Cada região forma também um grande território, que se subdivide em uma série de práticas e costumes próprios que fazem da cultura popular no Brasil algo difícil de se generalizar.

Contudo, algumas manifestações da cultura popular brasileira são bem evidentes e, até mesmo no exterior, quase sinônimas de Brasil. Entre essas podemos dizer que o amor pelo futebol, o samba, o feijão com arroz, a caipirinha, são alguns traços da cultura popular que encontramos por toda a nação.

Entretanto, não se podem esquecer a quantidade incrível de manifestações culturais que cada canto no país desenvolveu. Assim teremos, por exemplo no que se refere a música, desde o sertanejo e o funk carioca, até ao maracatu e o frevo, o vanerão e o xote, o baião e o forró, a moda de viola e a bossa nova e etc.

Cultura Popular e Cultura Erudita

Em toda a sociedade faz-se distinção entre a cultura popular e a cultura erudita. A cultura popular é aquela que caracteriza os gostos e costumes do povo de uma forma geral. É espontânea e irrefletida, algo do coração mais do que da razão.

Já a cultura erudita é aquela que se adquire através da dedicação e do estudo. Requer aprofundamento e reflexão, necessitando da faculdade da compreensão para que seja assimilada.

O significado de Cultura Popular está na categoria Significados