Significado de Cumplicidade

O que é Cumplicidade

Cumplicidade é uma palavra que refere-se à qualidade de quem é cúmplice. Um cúmplice é aquela pessoa que colabora com alguém para que algo seja feito ou realizado. Dessa forma, cumplicidade pode ser entendida como um sinônimo de companheirismo, camaradagem, parceria, solidariedade.

Contudo, apesar de cumplicidade poder ser entendida como uma demonstração de amizade, a palavra também tem um sentido negativo, quando usada no âmbito legal, onde pode ser compreendida como a conivência ou colaboração com um crime.

O cúmplice de um ato ilegal é aquele que sabia do crime e foi conivente com ele, não o denunciando ou tomando qualquer medida para impedi-lo ou aquele que participa do ato colaborando com o crime de alguma forma. Nesse sentido, cumplicidade é um ato passível de punição previsto em lei.

Na esfera jurídica, a figura do cúmplice está presente tradicionalmente em qualquer sistema jurídico, sendo um qualificativo que recebe os mais variados tratamentos e para a qual identificam-se diversos nuances legais, pois considera-se que existam muitas formas de cumplicidade.  

Porém, é bastante comum o uso do termo cumplicidade em relação aos relacionamentos humanos, e nesse sentido o termo cumplicidade pode ser empregado para qualificar as relações entre amigos, familiares, casais e etc.

Do ponto de vista dos relacionamentos, há quem afirme que a cumplicidade é essencial para um convívio harmonioso, baseado na segurança e no afeto, e que é imprescindível para um relacionamento amoroso duradouro.

Cumplicidade na Música

No mundo da música, cumplicidade, aparece nas canções sobre relacionamentos e até algumas canções tem a palavra como título. Nesse sentido o maior sucesso popular contemporâneo que tem cumplicidade como título é a canção gravada por artistas como Amannda Condesca, Aviões do Forró e Desejo de Menina.

A música fala da história de amor vivida por um casal e a importância da cumplicidade em seu relacionamento.

 

O significado de Cumplicidade está na categoria Significados