Significado de Cunho

O que é Cunho

Cunho é um substantivo masculino que se refere a algo que caracteriza alguém ou alguma coisa de uma forma específica, sendo assim, o significado de cunho pode ser marca, selo ou caráter.

Outros sinônimos para cunho podem ser índole, feição, impressão ou sinal.

Na frase: "Esta é uma peça de cunho cultural" onde peça está sendo descrita de acordo com o conteúdo que vai apresentar para os seus expectadores, podemos perceber que o sinônimo de cunho, neste caso é âmbito, caráter ou natureza.

Além disso, a palavra cunho pode significar uma ferramenta utilizada para fazer marcas na superfície de peças metálicas como moedas e medalhas, por exemplo, bem como a impressão deixada no metal também pode ser dominada de cunho.

Existem algumas expressões em que o uso da palavra cunho é bem comum, como em "cunho pessoal” que remete a um traço marcante na personalidade ou as ações tomadas por alguma pessoa em especial.

Outra expressão muito comum na nossa mídia atual e "cunho social" que trata de alguma ação ou movimento que tem como objetivo cooperar com o bem estar social. Grande parte dessas atividades sociais é feita com o intuito de ajudar pessoas carentes.

No campo náutico, o termo cunho significa uma peça que possui a forma de um T. Essa peça é mais comumente chamada de cunho de amarração e ela é usada para bloquear cabos quando a embarcação está atracada.

Podemos verificar o uso desse vocábulo em frases como:

Esse livro possui cunho político.

Ele vai realizar uma obra de cunho social.

Ele cunhou sua marca no escudo.

Esse assunto é de cunho pessoal, portanto, não admito a intromissão de ninguém.

O significado de Cunho está na categoria Significados