Significado de Cutucar

O que é Cutucar

Cutucar é uma expressão informal no Brasil que significa algo como "dar um toque" em alguma coisa ou pessoa. O significado de cutucar está ligado a chamar a atenção de algo ou alguém através de algo físico, fazer uma advertência para alguma pessoa.

Além disso, o significado de cutucar ainda pode estar ligado com o a ideia de trazer alguém à realidade. Um exemplo muito comum de utilização do termo nesse contexto é o seguinte:

"Hoje eu dei um cutucão em Fulano para ver se ele acordava para a vida".

A palavra cutucar ainda está associada a uma expressão popular muito conhecida: "Não se deve cutucar a onça com a vara curta". Essa expressão significa que não se deve chamar a atenção ou (cutucar) alguém perigoso ou poderoso (a onça) sem conseguir lidar com as consequências (com vara curta).

Porém, no mundo moderno e contemporâneo, a expressão cutucar ganhou um novo significado.

A rede social Facebook possui uma funcionabilidade chamada "cutucar" (que, em inglês, vem do termo poke). Essa funcionabilidade é utilizada pelos usuários para que eles possam enviar um "toque" aos seus amigos. É como um "botão" para chamar a atenção da pessoa.

Quando a pessoa é "cutucada", ela recebe uma notificação do Facebook explicando que ela foi cutucada e mostrando quem a "cutucou".

E o que significa cutucar no Facebook? Segundo a rede social é como uma forma de dizer "oi". Porém, extraoficialmente e na gíria popular, o cutucar do Facebook ganhou conotações de flerte. Assim, quem vai “cutucar no Face”, normalmente irá fazer um flerte com alguém.

O significado de Cutucar está na categoria Significados