Significado de Dalai Lama

O que é Dalai Lama

Dalai Lama é o nome que recebe o líder religioso do budismo Gelug tibetano. Esse líder descende de uma linhagem de líderes que são reconhecidos pelas diversas escolas de budismo como o seu líder máximo. Dalai Lama significa “oceano de sabedoria”.

O nome também refere-se aos líderes políticos que entre meados do século XVII e o ano de 1959 comandaram o Tibete. A história do Tibete é marcada pela mistura entre política e religião, criando uma espécie de estado teocrático, onde o seu líder não é exatamente um representante de Deus, mas alguém que é tido como um lama e um monge.  

Os budistas tibetanos acreditam que quando um Dalai Lama morre, sua consciência demora no máximo 49 dias para reencarnar, de modo que sua nova reencarnação começará já na idade da infância a demonstrar sinais de uma carácter peculiar, pois está destinada a crescer e se tornar o novo Dalai Lama que, quando morrer, repetirá o ciclo.

Assim, quando uma criança é identificada como sendo a reencarnação do Dalai Lama, ela começa a receber ensinamentos específicos e rigorosos, que visam fazê-la aprender tudo o que diz respeito a uma vida budista, aprendendo a meditar, orar e estudar os textos sagrados, de modo que quando chegar a vida adulta, é conhecedora de todos os aspectos do budismo.

Um Dalai Lama deve ser um exemplo de conduta, vivendo de acordo com aquilo que se espera de um vedadeiro budista. Durante a história existiram 14 Dalai Lamas, e o atual tem como nome Tenzin Gyatso.

Tenzin Gyatzo nasceu no noroste do Tibete no ano de 1935 em uma família de camponeses de uma pequena vila tibetana chamada Taktser. Quando Tenzi Gyatzo tinha 2 anos de idade, foi reconhecido como o novo Dalai Lama de acordo com a tradição budista tibetana.

O significado de Dalai Lama está na categoria Significados