Significado de Dança

O que é Dança

A dança é considerada uma arte que consiste nos movimentos do corpo, seja de pessoas em um grupo, dupla ou sozinhas.

É uma maneira de movimentar expressivamente o corpo, geralmente ao som de músicas. É considerada a maior de todas as expressões artísticas, pois envolve vários elementos, como teatro, poesia, escultura e a pintura.

A dança sempre teve grande influência em nossa sociedade ao longo do tempo, em tempos primitivos os povos dançam por diferentes motivos, para colher, como culto aos deuses, em casamentos, cerimonias fúnebres em momentos de extrema alegria ou tristeza.

A expressão entrar na dança refere-se a participar, fazer parte de algum tipo de coisa/ ato/ experiência.

Além de se expressar artisticamente, a dança pode ser utilizada como:

  • Fonte de prazer;
  • Opção de lazer;
  • Exercício físico;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Forma de comunicação;

Origem e História da dança

Dançar é uma forma de expressão de sentimentos mais antigos em nossa sociedade, encontrada em pinturas de pessoas se movimentando em roda e em filas que vêm do período paleolítico e pré-história.

Na bíblia, são encontrados vários tipos de referência a dança, algumas consideradas sagradas como as do rei Davi e outras profanas como as de Baal, no antigo Egito era comum dançar para os deuses em agradecimento ao sucesso das colheitas.

Foi a partir da era renascentista que os movimentos ritmados da dança ficaram mais estilizados, surgindo assim às primeiras escolas de dança a partir do século XV.

Tipos de Dança

  • Dança do ventre
  • Danças folclóricas
  • Dança de salão
  • Dança de rua
  • Dança clássica

A dança do ventre vista hoje em dia como uma dança sensual era parte integrante do ritual de fertilidade praticado por mulheres da Ásia Ocidental e Meridional e do Norte da África

As danças folclóricas ou danças típicas são conjuntos de danças peculiares que representam a cultura de cada país ou estado, podendo representar rituais mágicos, religiosos, comemoração de datas festivas e agradecimentos. Muitos são os seus tipos e os mais presentes no Brasil são: as danças juninas, bumba meu boi, sambas de roda, frevo, maracatu, baião, catira e jongo.

As danças de salão surgiram entre os séculos XV e XVI na Itália, elas eram caracterizadas por movimentos elegantes e precisos, após a revolução francesa esses movimentos se tornaram mais livres, atualmente possuem grande expressão no continente Americano. Podemos citar como exemplo o tango, mambo, samba, twist, etc.

 A Dança de rua foi criada em 1967 nos Estados Unidos pelo DJ  kool D.J. Hert, ela é caracterizada como uma dança que envolve vários estilos e movimentos em um só. Chegou ao Brasil após um curso na cidade de Santos em 1991.

Dança Clássica também conhecida como ballet, essa modalidade de dança surgiu durante o renascimento e reúne uma série de técnicas e movimentos específicos.

Atualmente no Brasil, o programa Domingão do Faustão exibe o quadro dança dos famosos que desafia semanalmente pessoas do mundo artístico a realizar apresentações de tipos de dança variados, eles são analisados por um júri artístico - formado por celebridades e um júri técnico que reúne profissionais da dança.

O significado de Dança está na categoria Significados