Significado de DANFE

O que é DANFE

DANF-e é uma abreviação para o nome Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. É um documento eletrônico enviado virtualmente paraque os clientes acompanhem transaçõesde vendas. Ele garante que os termos de acordos comerciais estejam sendo atendidos.

Geralmente a DANF-e é enviada aos clientes e serve como um documento provisório até a chegada da mercadoria, a qual vem acompanhada da nota fiscal eletrônica (NF-e) de fato. Portanto,não é um substituto para a nota fiscal, mas serve para que o contribuinte possa fazer uma consulta prévia de sua NF-e. Ela permite o acesso a uma chave  que facilita a consulta pela internet e dessa forma saberse a nota se encontra regular, pois caso contrário, a NF-e será negada pela Secretaria da Fazenda, não tendo nenhuma validade.

Como a DANF-e é um documento virtual você poderá imprimi-lo. Nele encontram-se as informações mais importantes da nota fiscal eletrônica.

A DANF-e é um documento que deve acompanhar obrigatoriamente a mercadoria em seu transporte até a casa do consumidor. A empresa transportadora que carrega mercadoria sem o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica pode ser multada pelo órgão fiscalizador.

Entre as informações da NF-e contidas na DANF-e estão o código numérico da nota fiscal, código de barras, hora é dataem que a mercadoria saiu para entrega, o nome da transportadora, a placa do veículo,origem da operação e deve vir com a descrição da mercadoria.

Outras informações também muito importantes são: CNPJ da empresa, Razão Social, Inscrição Estadual, os dizeres Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Porém, na DANF-e não devem ser incorporadas informações que não constem no documento original.

Além disso, a DANF-etambém é um documento que substitui a função da nota fiscal em transações contábeis e para comprovar a operação através da assinatura do consumidor no ato da entrega da mercadoria.

O Documento Auxiliar da NF-e, a DANF-e, deve seguir um padrão de layout, o qual é disponibilizado no site do Ministério da Fazenda, no Manual de Integração. Você pode encontrá-lo na página onde estão as informações sobre a NF-e. Abaixo segue o link:

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=33ol5hhSYZk=

Nesse manual, o empreendedor poderá encontrar todas as informações detalhadas, não só sobre o layout desse documento, mas com o tipo de papel e seu tamanho, para que a DANF-e seja impressa de forma correta.

Outras informações, consideradas relevantes pelo emissor podem ser inseridas na DANF-e, porém tais informações não podem ultrapassar 50% do espaço do disponível na parte de trás do documento.

Muitas empresas inserem também sua logomarca na DANF-e, o que deve ser feito com cautela para não suprimir as informações mais importantes desse documento.

É recomendado pelo Ministério da Fazenda que o mesmo sistema utilizado para gerar a NF-e também seja capaz de gerar a DANF-e. Desta forma evita-se que haja divergências entre os dados contidos nos dois documentos, uma vez que isso não deve ocorrer.

Vale a pena visitar o site do Ministério da Fazenda e dar uma navegada por ele para saber mais sobre DANF-e e NF-e, pois é um documento de extrema necessidade para os contribuintes.

O significado de DANFE está na categoria Significados