Significado de Decepcionar

O que é Decepcionar

Decepcionar é um verbo transitivo direto ou pronominal com origem no latim deceptione e significa desapontar, desiludir, provocar ou ter decepção. Geralmente, as formas pelas quais as decepções são provocadas derivam de mentiras descobertas, surpresas desagradáveis ou mesmo promessas quebradas.

Quando uma pessoa se diz decepcionada com outra é porque ela, na verdade, acreditava no que lhe era falado ou apresentado e quando percebe que não era verdadeiro sente o encanto quebrado, além de experimentar sentimentos como a mágoa e tristeza.

Dentre os vários tipos, a decepção amorosa é a que mais prevalece uma vez que, as expectativas e sonhos depositados naquele relacionamento se transformaram em frustrações. Por outro lado, a pessoa que sofre esse desapontamento se sente muito arrependida e fica muito reflexiva pensando no tempo em que se dedicou aquela pessoa, tudo que fez assim como tudo que foi feito ou não da outra parte.

A palavra decepção também é associada psicologicamente com depressão, uma vez que o sentimento gerado é de insatisfação e se o problema não for logo superado pode desencadear em um processo mais doloroso que acaba afetando as pessoas próximas.

Embora se diga que é “impossível agradar a todos”, o problema da decepção pode ser amenizado ou evitado desde que não se crie expectativas de um lado e nem as alimente de outro. É importante lembrar que as pessoas são passíveis de acertos e erros e por isso devem procurar melhorarem a cada dia.

Além da depressão, a decepção não superada pode gerar males emocionais como ansiedade e estresse que, muitas das vezes, acabam gerando a necessidade de um tratamento psicológico especializado.

 

O significado de Decepcionar está na categoria Significados