Significado de Deferido

O que é Deferido

Deferido é o verbo deferir conjugado no particípio passado. Esse verbo possui o significado de dar parecer favorável “a”. Portanto, a palavra deferido é ser favorável, atender, aceitar algo.

Deferido é um termo utilizado quando um superior autoriza ou aceita um pedido, ou seja, dá um parecer favorável aquilo que foi requerido.

Esse superior pode ser um órgão ou uma instituição onde um membro ou um setor de nível hierárquico inferior, solicita algo, faz um pedido ou um recurso de alguma decisão.

Esse pedido deve ser embasado em argumentações com justificativas plausíveis para ser apreciado e avaliado. Os dados devem ser consistentes e coerentes com o que é solicitado.

A solicitação feita pode obter um parecer favorável para o que foi pedido e argumentado. Sendo assim, a resposta é deferida. Isso quer dizer que o pedido foi aceito.

O termo deferido é utilizado no processo seletivo para concurso público, quando os candidatos entram com recurso. Esse recurso pode ser feito em várias etapas do certame.

As argumentações apresentadas pelos candidatos são avaliadas pela banca responsável pelo concurso dentro da instituição que realiza o certame e após analisados, o recurso pode ser deferido ou indeferido.

Também é usado pelo Juiz ao responder algum pedido que precise ser aprovado ou concedido. No caso de decisões judiciais também é possível à interposição de recursos pedindo a reavaliação das decisões tomadas no tribunal, com o objetivo de obter uma resposta favorável em uma instância superior.  

Deferido com Recurso

Significa que o processo judicial aguarda a avaliação do pedido realizado e que uma nova decisão será divulgada, podendo ser ou não favorável, assim como indeferido com recurso.

Deferido e Diferido

Ambas as palavras são muito confundidas, pois apresentam escritas e pronúncias bem parecidas, são palavras parônimas. No entanto, apresentam significados bastante distintos.

Diferido é uma palavra que deriva do verbo diferir. Diferir significa aquilo que difere ou que houve diferenciação, diferença. Esta palavra também pode estar relacionada com aquilo que foi adiado, protelado.

Como podemos perceber a palavra diferido não apresenta qualquer significado próximo a pedido ou solicitação. Portanto, são palavras totalmente distintas, assim como na escrita e na pronúncia.

Aprovação ou Concessão

Sugerem uma mesma interpretação. Ao responder aprovado ou concedido a um pedido é o mesmo que responder deferido.

Deferido e Indeferido

Indeferido é o termo antônimo da palavra deferido. Neste caso, considera-se que um pedido foi negado.

Significa que o pedido solicitado não será atendido devido à inconsistência ou incoerência das justificativas e argumentos apresentados.

Para um pedido ser indeferido ou deferido podem-se levar em consideração vários fatores. E muitas vezes a argumentação pode influenciar muito nessa resposta.

Uma solicitação pode  receber parecer desfavorável  porque ela foi julgada em um primeiro momento incorretamente e após um pedido  de reavaliação ela pode ser corrigida.

O que ocorre é que muitas avaliações, julgamentos e decisões são feitos baseados em propósitos iniciais. Mas ao se fazer um recurso ou um pedido, e argumentar de maneira objetiva e coerente induzindo a uma reavaliação, o parecer pode ser  favorável a um resultado com o termo deferido.

 

O significado de Deferido está na categoria Significados