Significado de Déjà vu

O que é Déjà vu

Déjà vu é um termo francês, cuja pronuncia é Déjà vi e tem, como significado, o mesmo que já visto, ou seja, é compreendido como uma reação psicológica ou sensação comum a um estado repentino ou estranheza que uma pessoa experimenta diante de uma situação que julga já ter visto antes, mas que não sabe exatamente como e onde.

Esta experiência é considerada por parte dos estudiosos como um fenômeno de memória, cujas investigações científicas envolvem psiquiatras, neurologistas, neurocientistas e psicólogos em busca de uma explicação racional para fundamentar as hipóteses levantadas sobre os prováveis lapsos de memória.

Mas, o Déjà vu também é considerado como uma experiência sobrenatural, onde a hipótese sobre lapso de memória não é aceita. As possíveis explicações sobre o fenômeno são estudadas, principalmente, pelo Espiritismo que compreende o Déjà vu como o resultado de uma experiência vivenciada em uma vida passada.

Segundo a concepção espírita, o individuo acumula conhecimentos e experiência de vidas passadas e que podem algumas ser lembradas em parte. Assim sendo, quando uma pessoa tem o déjà vu está, na verdade, relembrando alguma memória de sua vida anterior.

Mas, também esse fenômeno pode estar ligado a outro bastante estudado pelo Espiritismo que são os desdobramentos ou emancipação da alma onde a pessoa, ao dormir, tem seu espírito parcialmente desprendido do seu corpo e vivencia novas experiências, algumas das quais é possível se lembrar quando se acorda, e é conhecido como sonho.

Nessa ocasião é possível também ocorrer déjà vu e dificilmente o indivíduo acordado conseguir recordar e ficar com a sensação de que aquilo já aconteceu antes.

O significado de Déjà vu está na categoria Significados