Significado de Delay

O que é Delay

Delay significa atraso e representa a diferença de tempo entre o recebimento e o envio de um sinal. O termo é de origem inglesa e é empregado para se referir aos retardes de sinais tecnológicos.

Um exemplo é o atraso de som em transmissões por satélites. Alguns sinais transmitidos como os de televisão e chamadas telefônicas também podem apresentar essa diferença de tempo.

O termo inglês derivado delayed, que significa "atrasado", é usado nos aeroportos avisando os atrasos na chegada de algum voo por qualquer motivo.

Já na área da música, o delay é o efeito sonoro responsável por atrasar o sinal do som original, sendo passível de controle — podendo ser configurado o tempo de transmissão e o número de repetições por minuto.

Sonoramente, o delay é semelhante a um eco, com repetições sequenciadas do sinal transmitido de acordo com o tempo programado para atraso desse sinal de som, que é gerado por um instrumento musical ou um equipamento eletrônico.

Os aparelhos que possuem um mecanismo para controlar a intensidade do delay, geralmente têm uma tecla ou botão para a repetição (eco), onde é controlado o número de repetições que se quer usar no atraso. Sendo assim, a pessoa que manipula tem o controle do número de repetições do som e do tempo de atraso do efeito.

O delay se caracteriza por ser um efeito acústico bastante simples, musicalmente falando, pois ele apenas reproduz uma réplica de determinadas ondas sonoras com certo tempo de atraso da onda original. Funcionando próximo ao que comumente chamamos de eco de som.

Ele se tornou um efeito acústico de fundamental importância na música, seja qual tipo for. A música eletrônica, por exemplo, é um dos ritmos musicais cujo uso do delay é de suma importância para obter uma boa performance.

Se reproduzir o efeito continuamente, antes de chegar a um ponto de volume de som zerado, em espaço de tempo curto, como 440Khz, por exemplo, surge um efeito de esquadra no som, muito utilizado na simulação de voz robotizada, às vezes dando a impressão de estar dissonante.

O significado de Delay está na categoria Significados