Significado de Demagogia

O que é Demagogia

Demagogia é um termo que tem como origem o radical grego demo, que significa povo, e egogia (também uma palavra grega), que significa conduzir.

Significado de Demagogia

Demagogia tem como definição o poder ou arte de conduzir o povo.

Demagogia é uma forma de atuação política, onde possui-se um interesse em manipular ou até mesmo agradar o povo, de modo que há promessas (que podem ou não ser cumpridas), mas com o objetivo único de conquistar o poder político.

Um discurso demagógico pode ser visto como uma campanha eleitoral, onde usa-se técnicas de oratória, de modo que procure sensibilizar ou atrair o povo para ganhar o voto.Os demagogos aplicavam técnicas, além de oratória, de psicologia, marketing e até de propaganda, para que fosse mais fácil e possível “vender” ideias que apresentassem comprometimento e honestidade.

Antigamente, o termo era muito valorizado e seu significado original realmente era visto, pois estava ligado a democracia. Na Grécia e Roma antigas, por exemplo, o orador (ou demagogo - quem praticava a demagogia) falava pelo povo menos afortunado.

A demagogia era defendida por figuras históricas importantes, tais como Demóstenes e Sólon – que eram fortes defensores da democracia.

Atualmente, contudo, a palavra demagogia perdeu seu valor e sentido, sendo que hoje virou sinônimo de “enganar o povo”, ou seja, alcançar “o poder através do poder”. Essa mudança de sentido começou ainda em 429 antes de Cristo, quando houve a morte do político grego Péricles.

O termo demagogia hoje, portanto, é um tipo de cultura política onde políticos realizam promessas, agindo de modo carismático para conquistar o povo (demonstrando que gosta do eleitorado), realizando discursos que comovam, mas que infelizmente não agem a favor do povo, fingindo ser uma pessoa totalmente diferente do que aparentava ser durante a campanha eleitoral.

Fora da política, a palavra demagogia se apresenta – em sentido figurado – como uma imagem (ou prática, por assim dizer)que uma pessoa adota (discurso e/ou comportamento), criando uma imagem totalmente contrário ao seu verdadeiro ser. Ou seja, uma pessoa que pratica demagogia, nessa ideia, é aquela pessoa falsa, que mente para conseguir favores ou que se engrandece para ganhar admiração e reconhecimento.

Aristóteles e a demagogia

Aristóteles, filósofo grego, analisou a questão do poder na Grécia, após a morte de Péricles, apontando que a demagogia era a corrupção da democracia, comparando a tirania como a corrupção da monarquia. Essa análise está presente em seu livro “A Política”.

Para Aristóteles, um bom rei poderia se transformar em um tirano, especialmente através dos elogios excessivos (bajulação) dos seus servos e cortesãos, fazendo com que o rei só pensasse em si mesmo e em seu bem-estar, esquecendo a importância, assim, do bem-estar do próprio povo.

O significado de Demagogia está na categoria Significados