Significado de Demais

O que é Demais

Demais é um termo que designa algo que é excessivoexageradointenso; pode ser sinônimo de demasiado ou demasia. Pode, contudo, ter outros significados, sendo usado como substantivo para se referir ao que sobra ou ao que resta, como por exemplo na frase: “vou ficar com esses três bombons, pode ficar com os demais.”

A palavra demais aparece em diversas expressões na língua portuguesa. Dentre essas temos:

Demais da conta: é uma expressão muito comum em alguns locais do Brasil, sobretudo no estado de Minas Gerais, sendo uma expressão muito usada no interior, entre a população mais simples e nas conversas informais em geral. A expressão significa o mesmo que o termo demais. Por exemplo: “Dona Amália esse seu pão de queijo é demais da conta.”

Tarde demais: a expressão refere-se à algo ou alguém que está atrasado, algo que não foi feito no tempo devido. Por exemplo: “O governador tomou medidas para aumentar sua popularidade e assegurar a reeleição mas analistas apontam que é tarde demais”.

Bom demais: aqui podemos entender a expressão com o mesmo sentido de excelente, muito bom. Por exemplo “Mãe o professor disse que o meu trabalho de geografia ficou bom demais”.

Entre os sinônimos de demais, além dos já citados, podemos elencar esses: ademais, por demais, excessivamente, aquém, aliás, demasiado, os outros, demasiadamente, excessivo, muito, exorbitante,por demais, além disso, restantes, anormal, bastante, intensamente, emseguida, além da conta, exorbitante,emdemasia, após, os restantes,excessivamente, intensamente,ulterior, além desse fato, descomedidamente.

No idioma inglês a palavra demais traduz-se como too much. Em espanhol demais fica demasiado. Em francês a palavra é traduzida como trop. No Italiano ela fica troppo ou troppe.

Demais ou De mais

Tanto demais como de mais estão corretos, contudo suas pronuncias idênticas e grafias quase idênticas causam muita confusão na hora da escrita. As duas formas possuem significados diferentes e atentar para essa diferença é o macete para não mais errar na hora de escrever um texto.

A palavra “demais”, como já dissemos, expressa a ideia de excessivo, exagerado, intenso. Já “demais” expressa quantidade. A expressão é usada com o antônimo de “de menos”, é uma locução adverbial e refere-se a uma maior quantidade de alguma coisa. Veja como exemplo: Você colocou cerveja de mais aqui no meu copo, e eu pra falar a verdade acho isso demais!”

O uso do “de mais” é muito comum especialmente na expressão “nada de mais”. Essa expressão refere-se a alguma coisa sem importância, à aquilo que não precisa ser levado em consideração, algo banal, corriqueiro, com o qual não se precisa preocupar, trivial, normal. Como exemplo do uso da expressão podemos citar: “Eu sai com ele para tomar um café, não foi nada de mais”.

O significado de Demais está na categoria Significados