Significado de Demanda

O que é Demanda

Demanda é um palavra que tem como significados a quantidade ou parcela de um serviço ou um bem, os quais desejam ser adquiridos pelos consumidores por um preço estabelecido em um mercado.

Podemos atribuir os significados de procura, no entanto aqui não estamos falando propriamente como consumo, pois é possível desejar ter algo e não poder consumir por diversas razões.

O que é demanda:

A isso é chamado de quantidade demanda, a qual está dependente de algumas variáveis para a escolha do cliente pela compra, ou não (seja produto, serviço) dependendo do preço, preço de mercado ou de acordo com a preferência do comprador.

A demanda tem como significados o desejo de comprar, ou necessidade real embalado pelo poder de compra, ou intenção de comprar. Unicamente ocorre se o consumidor tiver o desejo de comprar ou a necessidade de adquirir algo, e caso possua condições econômicas para concluir a compra.

O sinônimo de demanda é procura.

No caso da demanda qualitativa do bem de consumo, este dependem do meio social, sendo que é influenciada pela visibilidade do produto ou do bem.

Note que a demanda varia sempre de acordo com a oferta. Sendo assim, a demanda é responsável por determinar o processo da oferta.

A demanda sazonal é aquela que oscila o preço dependendo da estação do ano, ou com o momento da economia, mas também pode variar com a renda das pessoas, e mais alguns fatores.

Temos como exemplo o caso do picolé, que se vende mais quando faz calor. Logo, é uma demanda sazonal.

A lei da demanda significa que, em em situações normais de um mercado, podemos verificar que a quantidade é proporcional de forma inversa ao preço do artigo em questão.

Tipos de demanda

Os significados dos vários tipos de demandas:

  • Demanda negativa: verifica-se quando os consumidores não gostam do produto, podendo até rejeitá-los. É muito comum acontecer este tipo de fenômeno, principalmente se uma dada empresa ou produto se vê envolvido numa polêmica ou escândalo.
  • Demanda inexistente: caso o produto ou bem pareça inútil aos olhos do consumidor ou até mesmo desconhecido para o mesmo.
  • Demanda latente: acontece quando existe uma necessidade específica. No entanto, apesar de haver a necessidade, não existe um produto que seja capaz de preencher a mesma.
  • Demanda declinante: significa que um produto ou bem já teve uma alta procura, mas por uma fatalidade está diminuindo nas vendas.
  • Demanda irregular: estamos perante uma demanda irregular quando se trata de um produto ou bem sazonal, sendo ele próprio de uma altura específica do calendário. Sazonalidade significado: específico para uma determinada altura.
  • Demanda plena: considera-se ideal para a empresa que vende. Significa que os objetivos das vendas foram alcançados.
  • Demanda excessiva: os significados deste tipo de demanda são enquadrados quando a busca de um bem ultrapassa a capacidade que o produtor tem de dar resposta, não conseguindo assim satisfazer todos os pedidos.

Podemos concluir que em todos os tipos de demanda, o marketing é fundamental para alterar o estereótipo criado.

Usando o marketing, podemos completar a ideia de que não precisamos daquele produto, podemos satisfazer o desejo de encontrar o produto que nem sabíamos que existia, como ajuda a melhorar as vendas do produto ou bem que tem fracas vendas.

Através da divulgação, podemos mostrar o real preço das coisas e o seu verdadeiro intuito.

O significado de Demanda está na categoria Significados