Significado de Depressão

O que é Depressão

Depressão é um transtorno afetivo do humor que se caracteriza por uma tristeza profunda e patológica. É normal que as pessoas eventualmente sintam-se profundamente tristes com alguma coisa que aconteceu ou com algum momento em sua vida, mas quando se fala em depressão, é necessário olhar para um quadro psiquiátrico patológico. A pessoa que está depressiva tem sintomas como alteração no sono, ganho excessivo ou perda excessiva de peso, apresenta um sentimento de culpa exagerado, não consegue se concentrar e em alguns casos pode ter ideias suicidas. Apesar de menos comuns, há casos de depressão infantil e de depressão na adolescência.

Ao contrário do que muitos pensam, a depressão é uma doença incapacitante, e pode atingir diferentes graus, de leve até grave. A depressão pode ser causada por diversos fatores, que muitas vezes não são claros até mesmo para os médicos. Como se trata de uma doença do humor, é provável que haja tanto uma predisposição genética quanto fatores ambientais e até mesmo hormonais. Alguns eventos podem disparar uma crise depressiva, tais como uso abusivo de drogas e álcool ou traumas que a pessoa tenha vivido. Em alguns casos, a própria oscilação hormonal normal na mulher pode ser o elemento causante da depressão, e não são incomuns os casos de depressão pós-parto, quando profundas alterações hormonais acontecem na mulher e podem causar a depressão.

Para que seja caracterizado como um quadro clínico de depressão, é necessário que a pessoa apresente os sintomas por no mínimo uma semana, uma vez que uma pessoa em estado de luto, por exemplo, possa ter seu humor profundamente alterado por vários dias e não se tratar de um caso de depressão clínica. O tratamento para esta doença varia bastante e, nos casos leves, a psicoterapia e exercícios físicos são o suficiente para que a pessoa se recupere. Nos casos mais graves da doença, é necessário associar o acompanhamento psiquiátrico para prescrição de medicamentos antidepressivos. Há ainda os casos de melancolia, em que remédios para o controle da ansiedade e antipsicóticos podem ser necessários.

Depressão (Relevo)

Depressão é um termo utilizado na geografia para denominar o rebaixamento súbito do relevo. A depressão é, assim, uma área que tem a altitude mais baixa do que todo o relevo que está a seu redor. Existem, basicamente, dois tipos de depressões: uma chamada de depressão relativa e a outra depressão absoluta. A primeira se refere a uma depressão cuja altitude mais baixa ainda fica acima do nível do mar. A segunda é a depressão onde a altitude mais baixa da mesma fica abaixo do nível do mar. Um exemplo de depressão absoluta é o Mar Morto, em Israel.

O significado de Depressão está na categoria Significados