Significado de Desinfecção

O que é Desinfecção

Desinfecção é uma palavra que vem do latim, formada pelo prefixo “des”, que significa retirar, terminar com alguma coisa, mais “infectus”, o particípio passado de “inficere”, que tem o significado de manchar, sujar.

O que é desinfecção?

Desinfecção é um substantivo do sexo feminino que tem como significado a ação ou o processo de desinfetar algo ou alguém. Os níveis de desinfecção podem ser definidos como baixo, médio ou alto, dependendo o resultado do objetivo e do contexto da desinfecção.

Na medicina, sua função é eliminar as chances de contágio de qualquer agente patogênico, como fungos, vírus ou bactérias, podendo ser feita por meios físicos ou químicos.

Como meios físicos para a desinfecção podemos destacar o calor, que pode ser seco ou úmido; os raios solares; a flambagem ou ignição; os raios gama e outros. Como agentes químicos, diversos componentes podem ser utilizados, como lisol, cresol, creolina ou formaldeído, entre outros.

O processo de desinfecção nos remete para a redução do número de microrganismos presentes em qualquer parte do corpo inflamada ou na limpeza de um objeto qualquer, tornando essa parte ou objetivo livre de qualquer processo infeccioso, embora nem sempre a desinfecção possa eliminar a totalidade de agentes patogênicos.

A desinfecção é um processo relacionado com a assepsia, ou antissepsia, que é a desinfecção de tecidos vivos com a aplicação de antissépticos, e a esterilização, um processo em que são destruídos todos os germes que aparecem numa superfície ou num objeto ou ambiente.

A assepsia e a antissepsia são os processos de desinfecção externa. Uma pessoa, por exemplo, que sofre com qualquer doença contagiosa, deve ser colocada em quarentena, evitando o seu contato com outras pessoas sadias. O contato entre uma pessoa sadia e uma acometida de doença contagiosa pode transmitir o agente patogênico, o que faz com que a pessoa sadia deva ser desinfetada.

No caso de internação de uma pessoa com doença contagiosa, o ambiente em que estiver internada deve ser desinfetado ao final da doença para que não permaneçam vestígios dos microrganismos que geraram a doença, para que novos pacientes também não sejam contaminados.

A desinfecção também é um processo normal antes de qualquer cirurgia, quando a assepsia dos instrumentos, das mãos do cirurgião e enfermeiros e da sala onde será feita a cirurgia, devem passar pelo processo para não haver qualquer contaminação.

Existem ainda os casos de desinfecção interna, quando pacientes apresentam agentes patogênicos no sangue ou em algum órgão. Um dos métodos utilizados para a desinfecção é a quimioterapia, que elimina os microrganismos responsáveis pela infecção.

Alguns fatores podem interferir na eficácia de uma desinfecção, devendo-se, portanto, tomar os devidos cuidados para que a limpeza seja bem executada, para que o tempo de exposição dos microrganismos aos agentes bactericidas seja suficiente e para o uso de uma solução eficaz de agente antibacteriano ou germicida.

Desinfecção da água

A água que consumimos é um dos agentes que mais podem contaminar o organismo humano, deixando muitas pessoas doentes e podendo levar até à morte, no caso de água contaminada.

Assim, em todo o consumo humano, a água precisa ser desinfetada para que se torne potável, servindo para todos os usos e aplicações. Os processos de desinfecção da água envolvem a cloração, a ozonização, a aplicação de dióxido de cloro, a desinfecção térmica e a desinfecção por raios ultravioleta.

O significado de Desinfecção está na categoria Significados