Significado de Devaneio

O que é Devaneio

Devaneio é um substantivo masculino utilizado para designar o ato ou efeito de devanear, sendo considerado um estado de divagação do ser humano, um estado de utopia onde a imaginação toma conta e o indivíduo se deixa levar por suas imagens e seus significados ainda que sejam desconexos com a realidade.

O indivíduo que esta tendo um devaneio costuma ser associado a alguém que beira à loucura, uma vez que diz, imagina, expressa ou reproduz coisas que não fazem sentido e não se baseiam na realidade, que são extremamente fantasiosas. O devaneio pode ser entendido como “sonhar acordado” de maneira exagerada sem que haja a diferenciação do que é real e do que é sonho, do que é imaginado.

Existem muitos motivos pelas quais uma pessoa pode entrar em estado de devaneio, beirando o delírio e com o raciocínio lógico lesado e o estado de consciência alterado. O devaneio é considerado por alguns quase um sonho lúcido. Porém, diferentemente deste, quem tem um devaneio tende a não possuir controle sobre sua imaginação/sonho e sobre seu estado de consciência. Alguns psicólogos afirmam que o devaneio pode ser uma maneira do subconsciente expressar-se de modo a sobrepor-se à consciência.

O devaneio também pode ser uma forma de expressão para uma pessoa referir-se a uma crença vã ou utópica, de modo que por mais que aquele raciocínio desenvolvido por alguém faça sentido (para ele próprio) não há aderência e também não é compreendido pelas outras pessoas. Assim, o indivíduo que mantém essa linha de raciocínio sem sentido acaba por expressar-se verbalmente de modo confuso. A utilização do termo devaneio pode se enquadrar em diversas situações, formais e informais, sobre histórias, crenças, projeções de dados, expectativas e etc.

Sinônimos de Devaneio

Ficção
Fantasia
Ilusão
Imaginação
Quimera
Utopia

O significado de Devaneio está na categoria Significados