Significado de Devassa

O que é Devassa

Devassa é um substantivo feminino, mas o termo é também um tempo verbal do verbo Devassar, em presente do indicativo na terceira pessoa do singular e como imperativo na segunda pessoa do singular.

Em outras situações, devassa também é um adjetivo feminino.

O que é Devassa:

O significado de Devassa é investigação para apurar um crime, ou seja, é pesquisar e juntar provas, observar e interrogar testemunhas para averiguar um ato criminoso.

Em outros âmbitos, a palavra devassa ganha outros significados.

É o caso da área jurídica que possui dois termos: “fechar a devassa” e “tirar a devassa”. Respectivamente, esses termos se referem ao prosseguimento ou não de uma ordem judicial, bem como de uma instauração de um processo criminal.

Como adjetivo feminino, o termo devassa, especialmente no Brasil, é usado para se referir a uma mulher vulgar – que se prostituiu ou se corrompeu, que não tem limites quanto à sexualidade (não tem pudores), é uma mulher fácil, sensual, indecente, provocativa e libertina.

Exemplos:

“Carla foi rotulada de devassa pelos colegas da faculdade, graças a suas atitudes em uma festa no final de semana.”

“Ela tinha tudo para se dar bem na vida, no entanto ela virou uma mulher devassa.”

Devassa é também uma marca de cerveja do Grupo Schincariol. A cerveja causou grande impacto logo em seu lançamento, por ter como garota propaganda a socialite americana Paris Hilton.

Outra propaganda de grande repercussão ocorreu em 2011, quando a marca usou a cantora Sandy como garota propaganda da vez. Sandy sempre foi conhecida pela personalidade meiga e recatada, mas como o próprio slogan no comercial dizia “Todo mundo tem um lado Devassa”.

A marca da cerveja, logo no início, era somente distribuída nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, porém hoje é encontrada em diversos outros estados brasileiros.

O significado de Devassa está na categoria Significados