Significado de Dia da Consciência Negra

O que é - Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data reservada para ser um dia de reflexão que envolve a introdução dos negros na sociedade brasileira.

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é comemorado na data de 20 de Novembro, sendo que esse dia está incluso na semana da Consciência Negra.

Também conhecido como Dia nacional de Zumbi e da Consciência Negra ou Dia de Zumbi dos Palmares, essa data comemorativa do Dia da Consciência Negra foi instituída no ano de 1995.

Significado do dia da consciência negra

O Dia da Consciência Negra recebe também o nome de Dia nacional de Zumbi porque no dia 20 de Novembro morreu o líder do Quilombo dos Palmares – o Zumbi.

Desde então essa data é escolhida também como uma homenagem a esse líder que dedicou a sua vida em prol da escravatura na época do Brasil Colonial.

Zumbi dos palmares morreu em 1695 com 40 anos de idade. Ele foi morto por soldados da Coroa Portuguesa que cortaram sua cabeça e a levaram para uma praça pública a fim de desacreditar as pessoas que afirmavam que Zumbi era imortal.

Os quilombos eram as regiões para onde os escravos conseguiam fugir e se proteger.

Quilombo dos Palmares pertencia à capitania de Pernambuco e atualmente nessa região situa-se a cidade União dos Palmares em Alagoas.

Dia da consciência negra no calendário escolar

A lei n° 10.639 inseriu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar de todas as instituições de ensino.

Essa lei rege que obrigatoriamente deve ser ensinado sobre cultura Afro-Brasileira e diversas áreas da história.

Dessa maneira, as instituições escolares devem abordar assuntos como o negro na sociedade brasileira, cultura negro brasileira, a luta dos negros no Brasil e outros.

Dia da consciência negra em inglês

A tradução de Dia da Consciência Negra em inglês é Black Awareness Day. Contudo, no Canadá e nos Estados Unidos existe o Black History Month, o “mês da história negra”, que é comemorado anualmente no mês de fevereiro.

Feriado no dia da consciência negra

A presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011 (que criou a data) no ano de 2011, porém isso não significa que o Dia da Consciência Negra é feriado nacional, pois a lei não torna isso obrigatório.

Cada cidade decide se será feriado ou não no Dia da Consciência Negra.

Algumas pessoas pensam que o Dia da Consciência Negra é feriado em Salvador, porém até novembro de 2015 apenas as cidades de Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas, Cruz das Almas e Serrinha tinham decretado a data de 20 de novembro como feriado.

Mesmo que não seja feriado em Salvador, nesse dia a data fica semelhante com a Lavagem Bonfim. Todas as pessoas vão para a rua, vez que já está consolidada no imaginário coletivo e no coração das pessoas que 20 de Novembro é uma data importante e que as pessoas vão celebrar o Dia da Consciência Negra.

O significado de Dia da Consciência Negra está na categoria Significados