Significado de Dia dos Namorados

O que é Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de junho, véspera das comemorações de Santo Antonio, que é considerado o “santo casamenteiro”, sendo para ele dirigidas as preces, velas e superstições para as moças solteiras arrumarem namorado.

O que é o Dia dos Namorados?

O Dia dos Namorados, para os que estão apaixonados, é o dia que se celebra o amor e a união entre o casal, sejam apenas namorados ou já casados.

A celebração, contudo, não é uma data comum para todos os povos. Entre os europeus e os norte-americanos, por exemplo, a festa do Dia dos Namorados é comemorada no dia 14 de fevereiro, quando se celebra o Dia de São Valentim, ou Valentino, sendo conhecido como Valentine’s Day.

O santo dos namorados do Hemisfério Norte viveu no século III, em Roma, numa época em que o então imperador, Claudius, vetou matrimônios em tempos de guerra, considerando que o amor atrapalhava a vontade de lutar dos soldados. Contra a determinação do imperador, Valentino continuou a celebrar casamentos de todos os jovens que o procuravam, passando, então, à história, como padroeiro dos namorados. Em virtude de sua desobediência, Valentino foi condenado à morte, tendo sido decapitado em 278.

No entanto, a tradição do Dia dos Namorados é ainda anterior a Valentino, tendo suas origens na festa romana e pagã da Lupercalia, que passou a ser denominada Februata, uma homenagem aos deuses mitológicos Pã e Juno. A festa era celebrada no início da primavera, quando se organizava uma cerimônia em que as moças, nas aldeias, colocavam seus nomes em uma caixa, devendo cada rapaz sortear um deles. Assim, a sorteada passava a ser a namorada do rapaz, devendo ser cortejada durante todo o ano seguinte.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado desde 1953 em 12 de junho tendo sido organizado, em seu início, pelos comerciantes paulistas. A data foi escolhida em virtude da fama de casamenteiro de Santo Antonio, que viveu entre 1195 e 1231, e foi estabelecida como pretexto para que os apaixonados se presentassem, já que junho era uma época em que o comércio estava em baixa.

O significado de Dia dos Namorados está na categoria Significados