Significado de Diabetes

O que é Diabetes

Diabetes, também chamada de diabetes mellitus, é uma doença do metabolismo onde são identificados elevados níveis de glicose no sangue, níveis esses que quando encontrados no organismo tem como sintoma aumento da fome, da sede e da vontade de urinar.

A diabetes surge quando o pâncreas para de produzir insulina, quando a sua produção não é suficiente ou ainda quando a insulina não age de forma correta no organismo, a deficiência na insulina desiquilibra o metabilismo especialmente no que diz respeito aos açucares (glicose), as proteínas e a gordura encontradas na corrente sanguínea. A diabetes se não tratada pode acarretar uma série de complicações.

O diagnóstico da diabete é determinado quando o exame de sangue acusa que a insulina que deveria transportar o açucar para dentro das células para ser usado como fonte de energia não está sendo produzida pelo pâncreas ou não está agindo corretamente, fazendo com que o açucar se acumule no sangue.

A maior parte dos alimentos que ingerimos tem em sua composição partículas de glicose, que consiste no principal combustível para o nosso organismo, se a insulina se encontra ausente em alguma medida, o açucar se acumula no sangue pois sua queima e tranformação ficam comprometidos pela insuficiência de insulina e outras substâncias vitais não podem ser produzidas como gorduras e proteínas.

A glicose, após o processo da digestão, passa para a corrente saguínea, onde é absorvida pelas células que a utilizam para a produçao de energia e crescimento, o pâncreas produz a insulina na medida exata que o organismo precisa para transformar a glicose. Contudo, entre os diabéticos essa produção está comprometida ou então as células do corpo não conseguem responder corretamente a insulina que recebem, fazendo com que o organismo fique sem sua principal fonte de combustível.

Tipos de Diabetes

Os três principais tipos de diabetes, são as que são diagnosticadas com mais frequência, são elas: a diabetes mellitus tipo 1 também conhecida como insulinodependente, a diabetes mellitus tipo 2 também chamada insulinoresistente e a diabetes gestacional. Os outros tipos de diabetes englobam cerca de 5% dos casos diagnosticados.

No diabetes de tipo 1, vemos o pâncreas perder toda a capacidade de produzir insulina devido a um desajuste do sistema imunológico que leva os anticorpos a atacar as células produtoras da insulina. Esse tipo de diabetes em geral é diagnosticada na infância ou na adolescência, e o seu tratamento requer a aplicação de insulina diariamente. 

O diabetes de tipo 1 possui como principais sintomas o aumento do desejo de urinar (poliúria), fome excessiva (polifagia), aumento excessivo da sede (polidipsia), alterações na capacidade visual e emagrecimento. Além disso pessoas com esse tipo de diabetes correm o risco de sofrer complicações crônicas como o infarto e a aterosclerose e podem virem a ser pessoas mais susceptíveis a sofrer com infecções tais como carbúnculos e furunculose.

No diabetes do tipo 2, vemos o pâncreas perder a capacidade de produzir a insulina ou o organismo reduzir sua capacidade de usar a insulina de forma correta. Esse tipo de diabetes é mais comum entre indivíduos com mais de 40 anos, que tenham histórico da doença na família, são sedentárias e/ou obesas. O tratamento requer medicação, exercícios físicos e dieta

O diabetes gestacional aparece nas mulheres durante a gestação, período em que se dá um significativo aumento da concentração de açúcar no sangue devido a uma quantidade insuficiente de insulina que possa atender as necessidades do bebê e da mãe.

Em geral o diabetes gestacional aparece na metade do período de gestação ou quando certas mudanças hormonais provocam alterações na atuação da insulina.

O significado de Diabetes está na categoria Significados