Significado de Diagnóstico

O que é Diagnóstico

Diagnóstico é um substantivo masculino. Sua origem vem dos termos gregos dia, que quer dizer “através” e gignósko, que significa “conhecer, saber”.

O significado de Diagnóstico é muito abordado na área da medicina, pois envolve a qualificação de um médico em determinar e reconhecer uma doença ou condição física (ou mental) através de sintomas, sinais, relatos e realização de exames distintos e específicos.

Assim, se define o diagnóstico como um processo analítico que o profissional de saúde utiliza para determinar uma conclusão sobre uma enfermidade ou quadro clínico.

A palavra “diagnóstico” está relacionada com o termo diagnose, que significa a ação ou efeito de diagnosticar, quando há o ato de analisar e fazer o recolhimento de dados necessários para avaliação dos diversos problemas.

Existe o chamado diagnóstico precoce, quando a doença tem sua identificação logo no início, onde há nenhum ou poucos sintomas. Nesse caso, há um tratamento de prevenção para que aquela determinada doença não se desenvolva – é um modo de prever como a doença irá se manifestar mesmo com um método preventivo –, chamado de prognóstico.

O diagnóstico certeiro e realizado de maneira antecipada também tem como objetivo reduzir as sequelas ocasionadas pela doença, bem como ajudar no tratamento e aumentar as chances de sobrevivência, principalmente em casos de enfermidades graves.

Diagnostico social é uma expressão criada em 1917, por meio da obra “Diagnóstico Social” de Mary Richmond e está, obviamente, relacionado com o serviço social. Define-se como o processo de elaboração e sistematização de informações como uma forma de conhecimento e compreensão dos problemas e necessidades dentro de certo contexto, suas causas e sua evolução durante o tempo, levando-se em conta os fatores condicionantes, de risco e tendências.

O diagnóstico social permite também que ocorra uma discriminação destes em face de sua importância, visando listar as prioridades e estratégias de intervenção, com possibilidades de determinar o grau de viabilidade e eficácia de maneira precoce.

Diagnóstico organizacional

Diagnóstico organizacional, também chamado de diagnóstico empresarial, é uma expressão importante, tida como um instrumento de planejamento da situação atual da empresa e do sistema de gestão, com a finalidade de analisar o clima da organização e identificar as suas necessidades.

Por isso, através da coleta de informações da empresa, realiza-se uma análise dos ambientes interno e externo, identificando também outros fatores, como o perfil dos clientes e o nível de contentamento dos funcionários, para proporcionar à própria empresa as condições essenciais para que ocorra um desenvolvimento e aprimoramento de seu desempenho.

Em suma, o diagnóstico organizacional é composto por uma análise minuciosa das seguintes características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

O modelo mais utilizado e conhecido de diagnóstico organizacional é a análise SWOT, sigla inglesa que é conhecida no português como matriz FOFA.

Diagnóstico ambiental

A expressão diagnóstico ambiental pode ser conceituada como o conhecimento dos componentes ambientais de uma certa área para que se possa caracterizar sua qualidade.

Ou seja, é uma forma de definir a qualidade e o impacto ambientais que uma determinada organização tem em relação ao meio biológico, físico e socioeconômico.

A elaboração de um diagnóstico ambiental serve para interpretar a situação do ambiente de determinada área por meio da interação e dinâmica dos componentes.

Entre vários objetivos do diagnóstico ambiental, destaca-se a prevenção, controle e correção de problemas através de criação de políticas ambientais e programas de gestão ambiental.

O significado de Diagnóstico está na categoria Significados