Significado de Diagrama de Ishikawa

O que é Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa é um gráfico em formato de espinha de peixe que serve para organizar raciocínios e discussões sobre as causas de determinado problema e analisar quais são seus efeitos.

Esse gráfico também é chamado de Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito e é considerado uma das 7 ferramentas da qualidade, sendo elas:

  1. Diagrama de Pareto
  2. Diagrama de Causa e Efeito
  3. Histograma
  4. Folhas de verificação
  5. Gráficos de dispersão
  6. Fluxograma
  7. Cartas de Controle

O Diagrama de Ishikawa foi idealizado por Kaoru Ishikawa (1915-1989), um engenheiro japonês de controle de qualidade, e sua ferramenta se tornou muito útil e fácil de ser usada até por não especialistas para analisar e solucionar problemas de qualidade.

A intenção do engenheiro com a criação do diagrama era mostrar que o processo de qualidade sempre pode ser aperfeiçoado de forma contínua.

O Diagrama de Ishikawa é construído de forma a hierarquizar potenciais causas de um problema, que podem ser classificados como método, matéria-prima, mão de obra, máquinas, medição e meio ambiente.

Como fazer um Diagrama de Ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa é constituído pelos 6 passos abaixo, que devem ser preenchidos após determinado o problema que será discutido:

Cabeçalho: É composto pelo título, data e autor (ou grupo de trabalho).

Efeito: Nesse campo é inserido o problema e o indicador de qualidade a ser desenhado no meio da folha.

Eixo central: É desenhada no meio da folha uma flecha horizontal que aponta para o efeito.

Categoria: Aqui ficam os grupos de fatores que se relacionam com o efeito e são desenhadas flechas inclinadas que apontam para o eixo central

Causa: É a causa potencial que fica dentro de uma categoria e que pode contribuir com o efeito. São desenhadas flechas em linhas horizontais apontando para o ramo de categoria.

Subcausa: É a ramificação da causa, portanto, é uma causa que pode auxiliar com uma causa específica.

No Diagrama de Ishikawa as causas são listadas do lado esquerdo do desenho, enquanto os efeitos ou problemas ficam fixados do lado direito.

O significado de Diagrama de Ishikawa está na categoria Significados