Significado de Diagrama de Pareto

O que é Diagrama de Pareto

Diagrama de Pareto é um recurso gráfico que comumente é utilizado como ferramenta de qualidade. Trata-se de uma das sete ferramentas de qualidade, sendo que foi criado por Vilfredo Pareto, um italiano.

Diagrama de Pareto conceito

O conceito principal por trás do diagrama de Pareto (Princípio de Pareto) é que 80% das consequências são provenientes de 20% das causas. Em outras palavras, isso significa que existem problemas originados por certas ações (20%) muito mais importantes do que os demais. Isso significa que ao utilizar o diagrama de Pareto é possível analisar quais são as causas dos maiores problemas em uma gestão, a fim de que eles possam ser resolvidos.

Como fazer o diagrama de Pareto?

Você pode fazê-lo mesmo à mão, ou então, utilizar de softwares específicos para o desenvolvimento de gráficos e tabelas. Primeiramente, é importante buscar conhecimento sobre gráficos e tabelas (caso você ainda não os domine), pois, isso é importante para a elaboração correta do diagrama de Pareto e a inserção de dados de maneira correta, para que não haja algum tipo de desvio.

Diagrama de Pareto no Excel

Uma excelente forma de desenvolver o diagrama de Pareto é através do Excel, famoso programa de tabelas do pacote Office, oferecido pela Microsoft. Através dos dados inseridos nas tabelas é possível criar gráficos que mostrem todos os dados, as barras e a curva do diagrama de Pareto, a fim de descobrir quais são as maiores causas dos problemas e com base nisso tomar uma decisão assertiva sobre os mesmos.

Diagrama de Pareto passo-a-passo

1- Primeiramente, crie uma tabela na qual possa listar os problemas mais recorrentes na sua organização/empresa, utilizando porcentagens.
2- Organize de maneira decrescente conforme a importância das causas de tais problemas.
3- Crie uma coluna específica para somar o acumulado de cada um dos problemas diagnosticados.
4- Agora crie outra tabela para inserir valores percentuais a respeito dos tipos de ocorrências.
5- Agora deixe todos os valores serem acumulados em uma última coluna.
6- Deixe todas as causas no eixo X (em formato de barras), sendo que no eixo Y deverá ser em formato de linhas.
7- Analise o formato da linha do eixo Y; ela estará fazendo uma curva acentuada.
8-  Analise agora o percentual de fatores acumulados e sua relação com ao acumulado total.
9- Agora você terá uma noção de quais são os maiores problemas (as maiores causas) e deverá formular as medidas necessárias para corrigi-los.

 

O significado de Diagrama de Pareto está na categoria Significados