Significado de Diapasão

O que é Diapasão

Diapasão é uma palavra proveniente do latim, “diapason”, que significava “escala dos sete tons”, por sua vez provinda do grego “diá pasón khordón”, que tinha o significado de “através de todas as cordas”.

O que é diapasão?

O diapasão é um instrumento metálico que é usado como auxiliar para a afinar instrumentos musicais e de vozes. Seu formato é de um forquilha, como a letra “U”, funcionando com a vibração sonora. Ao vibrar, o diapasão transmite uma nota de referência “lá”, para sintonizar com o instrumento musical que precisa ser afinado para manter a tonalidade exigida.

O diapasão é um instrumento apenas utilizado por quem tem um maior grau de conhecimento de notas musicais (dó – ré – mi – fá – sol – lá – si), uma vez que o som emitido pelo aparelho deve ficar idêntico ao do instrumento musical, o que exige um ouvido bem apurado para a música.

Com o avanço da tecnologia, atualmente existem modelos de diapasões digitais, servindo para auxiliar as pessoas que não tenham o ouvido apurado para detectar as variações transmitidas pelas notas musicais, apresentando as diferenças entre as tonalidades até que os sons fiquem igualados, ou afinados.

A internet disponibiliza diversas versões de diapasões online, o que dispensa o uso do aparelho original, metálico, emitindo diretamente no computador a nota de referência para a afinação de instrumentos.

O diapasão foi inventando por John Shore, um trompetista que atuava junto com o compositor Georg Friedrich Haendel, em 1711. A forquilha que ele inventou para afinar seus instrumentos musicais foi afinada na frequência da nota musical “lá”, em 440 Hz.

No sentido figurado, a palavra diapasão pode ser considerada um modelo comparativo, servindo para igualar um determinado sentido de pensamento com outro.

No uso da linguagem popular, diapasão pode significar o ritmo acelerado em que vivemos, a agitação da rotina pessoal ou profissional das pessoas.

Na linguagem jurídica, o termo diapasão também é muito utilizado, sendo aplicado no sentido de afinação dos argumentos apresentados por um autor, geralmente utilizando frases como “nesse diapasão”.

O significado de Diapasão está na categoria Significados