Significado de Diáspora

O que é Diáspora

Diáspora significa dispersão de povos. É um substantivo feminino de origem grega, a qual deriva da palavra “diasporá”. A dispersão de povos pode ter origem política ou religiosa.

Este conceito formou-se graças à dispersão dos judeus, principalmente depois do exílio babilônico. A dispersão continua após tantos séculos até aos dias de hoje.

O termo diáspora não pode ser relacionado apenas aos judeus, mas também a qualquer outra etnia ou religião que vive fora ou está deslocada dos seus países de origem.

O que é diáspora:

Os significados de diáspora, tal como indicamos anteriormente, refere-se ao afastamento dos povos dos seus países de origem (quer seja por motivos de religião, como habitacionais).

Diáspora judaica

A diáspora de judeus refere-se ao conjunto de comunidades judaicas que habitam fora da palestina como resultado de ordens políticas como, por exemplo, as deportações da Palestina e principalmente por razões comerciais.

A origem principal da diáspora se encontra no cativeiro de Babilônia. A liberdade concebida por Ciro II de voltarem à Palestina não teve como significados o retorno dos judeus. Pelo contrário, preferiram permanecer na Babilônia.

Daí em diante, sua dispersão se intensificou e existem mais judeus pelo mundo do que na própria terra natal, a Palestina.

Diáspora africana e chinesa

Outro significado de diáspora é a diáspora negra, que originou o fenômeno histórico e sociocultural que deu origem à escravatura.

O povo africano era forçado a ir para outros países para trabalhar, não sendo recompensado e com péssimas condições de trabalho, além dos abusos de poder por parte dos patrões e dos castigos físicos a que eram sujeitos.

Já a diáspora chinesa é bem diferente. Pode-se constatar que os chineses se dispersaram por todo o mundo por motivos comerciais. Eles se adaptaram e apostaram nos negócios dispersos pelo mundo.

Hoje em dias podemos analisar o racismo como consequência da dispersão, mas não podemos deixar de verificar que, aos olhos do povo que acolhe os de fora, já são bem aceites pela maioria da sociedade.