Significado de Dicotomia

O que é Dicotomia

Dicotomia tem em seu significado a dualidade, isso quer dizer elemento que se baseia em duas partes.

Exemplo: mal e bem, noite e dia, prazer e dor, céu e inferno, branco e preto e etc.

Alma e dicotomia

Os dicotomistas acreditam que todo ser é composto de alma e corpo. Para eles o espírito é o mesmo que alma, então não diverge em coisa alguma em seu significado.

Já os tricotomistas acreditam que todo ser é composto de 3 partes: alma, corpo e espírito e que cada uma dessas vertentes possui significado e importância de diferenciação.

Segundo alguns estudiosos, os conceitos da tricotomia não vêm da bíblia e sim da filosofia pagã.

Enquanto a dicotomia enxerga o ser com uma divisão dupla, cortado em dois, duas partes, a tricotomia enxerga que o ser, seja ele animal ou humano é cortado, dividido, separado em 3 partes.

Dicotomia de Saussure

O direito também assumiu uma parte da dicotomia, dividindo-a em direito público e privado. Ferdinand de Saussureabordou 4 tipos de dicotomia, são elas:

  1. Sincronia e diacronia.
  2. Língua e fala.
  3. Significado e significante.
  4. Sintagma e paradigma.

Esses fazem parte de um método histórico comparativo, do século 19. Saussure foi o responsável por definir um novo objetivo de estudo para a linguística, sendo chamadas de dicotomias.

Sincronia e diacronia

Diacronia é um método de estudo comparativo. Diacronia vem do termo Kronos que significa tempo. Esse estudo visa esclarecer as mudanças ocasionadas na língua, por meio do tempo, sendo chamado de estudo diacrônico.

A sincronia determina uma distinção entre os fatos sincrônicos e os fatos diacrônicos.

A sincronia estabelece períodos de regularidade na linguagem mediante o tempo, a diacronia é a sucessão destas sincronicidades.

Língua e fala

Para Saussure, a língua se opõe às conversações, para ele, a linguagem é coletiva e o discurso é individual.

A língua é um sistema de símbolos estruturados, tem atuação sistemática, enquanto a fala é individual.

A linguagem faz parte da sociedade, já a fala é privada, particular. Todo e qualquer indivíduo usa a linguagem para falar.

A língua é um sistema estruturado, organizado, enquanto a fala é uma forma particular de usar este sistema.

Significado e significante

Para Saussure, a linguagem não é uma mera nomenclatura, mas tem relação de uma imagem acústica com determinado conceito, que resulta em um significante e um significado, que em conjunto formam um signo (assim, como é chamado).

A semiologia é a ciência dos sinais gerais ou signos gerais, enquanto a linguística é a ciência dos signos/ sinais verbais.

Paradigma e sintagma

Os elementos linguísticos são estabelecidos em duas áreas distintas:

  1. Um eixo de seleção (paradigmático),
  2. E um eixo de combinação (sintagmática).

Os sinais estão alinhados um após o outro,formando uma relação chamada sintagmática, essa palavra em grego significa algo a colocar em ordem.

A relação com base nos elementos que são combinados é chamada de paradigma, paradigma vem do grego que significa exemplo, modelo, “paradéigma“ - em grego.

Botânica

A botânica também faz uso do termo da dicotomia e significa divisão de células em duas partes, que podem originar outras células.

Falsa dicotomia

É quando dois pontos de vista alternativos são colocados como única opção. Isso ocorre quando outras opções não são levadas em consideração com base nessa falsa dicotomia, ou ainda, quando ambas podem ser escolhidas ao mesmo tempo, mesmo que sejam divergentes.

O significado de Dicotomia está na categoria Significados