Significado de Dinastia

O que é Dinastia

Dinastia é designada como uma sequência de governantes, um período de sucessão onde pessoas de uma mesma família permanecem no poder. Dinastias foram comuns durante boa parte da história mundial; o que inclui não somente a Europa, mas também a Europa e a Ásia. Exemplos de dinastias que fizeram história foram as dinastias Stuart, Tudor, Merovíngia, Carolíngia, Ming, além de clássicas durante o império romano e no antigo Egito.

Normalmente durante as dinastias há o comando central de reis, rainhas, imperadores e imperatrizes. Sabe-se que o Japão possui a dinastia mais duradoura de toda história, a Yamato, fundada no ano de 660 A.C e que perdura até os dias de hoje. Vale lembrar também que nem sempre as dinastias são a continuidade sanguínea de uma família, pois, em alguns casos através de adoções é que ela se perpetua.

Dinastia Stuart:

É conhecida por ter comandando tanto a Inglaterra quanto a Escócia por mais de 1 século (111 anos).  De origem escocesa, a dinastia dos Stuart foi capaz de mudar o panorama religioso, político e econômico da Inglaterra, tendo sido a causa para a guerra civil inglesa.

Dinastia Tudor:

Governou a Inglaterra de 1485 até 1603, tendo sido considerada a “dinastia de ouro” da Inglaterra, por meio de reformas no exército, na economia e até mesmo na religião (convertendo católicos em anglicanos).

Dinastia Merovíngia:

Foi uma dinastia que governou os francos em uma região que seria a antiga Gália, desde a metade do século V à metade do século Vlll.

Dinastia Carolíngia:

Famosa pelo governo de Carlos Magno, a dinastia carolíngia foi uma era franca (de origem “francesa”) que dominou boa parte dos territórios germânicos durante a queda e pós-queda do império romano.

Dinastia Ming:

Famosa dinastia chinesa manteve seu poderio por toda a grandiosa nação chinesa de 1368 até 1644. 

Dinastia Bragança:

Foi uma dinastia portuguesa repleta de reis e rainhas que comandaram o país de 1640 até 1910. Mas, seu poderio não limitou-se apenas a Portugal, mas também no chamado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, que perdurou de 1815 até 1822, além de ter como seus integrantes no comando do  Império do Brasil, que perdurou de 1822 até 1889. Eles também foram os sucessores da dinastia de Avis, que reinou em Portugal de 1385 à 1582.

O significado de Dinastia está na categoria Significados