Significado de Discernimento

O que é Discernimento

Discernimento é um substantivo masculino e de origem latina discernere que tem como significado o ato de discernir ou mesmo de fazer uma apreciação. Em outras palavras, ter discernimento é a capacidade de apreciar, analisar e fazer a escolha correta.

Para isso, é importante que o indivíduo, diante de uma situação, observe atentamente cada uma de suas nuances, divida entre o bom e o ruim, o certo e o errado, ou seja, utilize algum tipo de critério lógico para se tomar a melhor decisão, a qual é vista como justa e/ou sábia.

É comum dizer que uma pessoa que possui discernimento é dotada de astúcia, perspicácia, sagacidade e juízo. Além destas, outras palavras que são consideradas como sinônimos de discernimento são as seguintes, a saber: razoabilidade, inteligência, discrição, tino, sensatez, equilíbrio, ponderação, bom senso, entendimento, experiência, conhecimento e entendimento.

Discernimento Espiritual

Compreende-se como discernimento espiritual a capacidade religiosa ou mediúnica de reconhecer os tipos de espíritos que se manifestam através de pessoas nas mais variadas situações.

É também conhecido como discernimento de espíritos. Entretanto, mesmo que haja uma manifestação espiritual no interior de uma igreja durante uma missa ou celebração é importante observar se a mesma representa o Bem (Espírito Santo) ou o Mal (espíritos malignos), embora exista uma terceira via: o do fingimento humano, que se trata de uma farsa interpretada por pessoas que desejam chamar atenção ou enganar aqueles que não conhecem a verdadeira manifestação espiritual.

O termo também está presente na obra: Exercícios Espirituais, de Santo Inácio de Loyola (1491 – 1556) onde o discernimento é dado através de atividades espirituais como a meditação e o exame da consciência, para que o indivíduo encontre as chamadas afeições ordenadas, para encontrar a vontade de Deus, a qual é autêntica para si.

Dito de outra forma é o mesmo que afastar todos os tipos de impulsos da alma, para que a mesma se torne serena o suficiente, para captar sensitivamente a vontade divina que determina para cada um o caminho e a missão que deverá realizar.

Discernimento Vocacional

É um termo bastante empregado no meio católico, para se referir à identificação da vontade, talento e aptidão que uma pessoa tenha, para seguir o caminho sacerdotal – que vale tanto para os homens, que desejam se tornar padres, como para as mulheres, que pretendem serem freiras.

Em ambos os caminhos é necessário realizar muitos estudos, reflexão, fazer votos, praticar o celibato e manter o equilíbrio emocional para não sucumbir às tentações que estão facilmente presentes no dia a dia. Além do mais, o discernimento vocacional inclui a compreensão divina em que lugar ou ordem sacerdotal o novo padre ou freira deverá exercer o seu trabalho de cunho missionário.

 

 

O significado de Discernimento está na categoria Significados