Significado de Discussões

O que é - Discussões

Discussões é o termo plural de discussão, sendo um substantivo feminino. A origem da palavra vem do Latim discutere, formado por dis-, que significa “fora, mal, inadequado”, mais cussus, que quer dizer “abalo, batida”.

O significado de Discussões está relacionado com a ação ou efeito de discutir, de examinar, de contestar.

Discussões são desentendimentos, geralmente ocasionados quando é necessário defender uma opinião que é contrária à outra.

Por exemplo: “Frequentes são as discussões sobre religião na minha família – sou a única ateia em um ambiente católico.”

Normalmente, as discussões são sinônimo de debate, caracterizando-se como uma conversa polêmica ou controvérsia sobre um determinado tema ou opinião, defendendo argumentos e pontos de vista opostos.

Por exemplo:

“Estas discussões estão se tornando cada vez mais longas.”

“Acabamos nos separando pela quantia absurda de discussões que tínhamos – de assuntos cada vez mais idiotas.”

“O professor propôs que os alunos iniciassem discussões em sala de aula sobre o escândalo de corrupção do governo.”

É claro que discussões podem ser iniciadas como uma forma de analisar detalhadamente com o intuito de demonstrar os pontos positivos e negativos de um certo assunto, de uma teoria, de uma questão, de um problema, etc.

Por exemplo:

“Estas são as propostas que estarão em discussão na reunião de sexta-feira. Estejam preparados para argumentar e chegar a um consenso.”

“As discussões de mais tarde serão para pôr um fim a nossas dificuldades.”

As discussões, por vezes, podem ser caracterizadas por uma troca de palavras ásperas e injuriosas, tornando-se também algo grosseiro. É sinônimo, nesse caso de briga, pois há também a elevação de vozes.

Por exemplo: “A calorosa discussão de casal era ouvida por todos os vizinhos.”

É possível reparar em discussões ao vivo, especialmente na tv e que tratam de ideias políticas – é um ato frequente em períodos de eleição, por exemplo.

No dia a dia, assuntos ordinários podem gerar discussões que podem influenciar uma troca construtiva de opiniões e ideias, desde que os participantes destas discussões consigam manter o respeito e o sentimento de democracia para com os outros, evitando qualquer atitude de violência verbal e/ou física.

Existem pessoas que se confundem no momento da pronúncia do termo, ficando na dúvida entre “discussões ou discursões”. No entanto, discursão é uma palavra que não está presente no vocabulário da língua portuguesa e, por isso, é considerada incorreta.

Para todos os casos, o termo é discussões.

O significado de Discussões está na categoria Significados