Significado de Dislexia

O que é Dislexia

Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem e também uma dificuldade na prática de leitura e na escrita. É uma falha genética e hereditária de origem neurobiológica.

O disléxico não consegue identificar o som da palavra com a representação gráfica da mesma, ou seja, o seu cérebro não consegue decifrar as letras do alfabeto e isso acaba causando dificuldades e consequentemente ele não consegue ler, escrever e muito menos soletrar as palavras.

Como a dislexia não é uma doença, quem a tem, não pode ser considerado deficiente. A pessoa é saudável e inteligente e em alguns casos o seu QI está acima da média de pessoas que não tem esse distúrbio.

Quanto mais cedo forem feitos testes para diagnosticar o problema, mais rápida será a adequação da criança ao meio social em que está inserida. Ela precisará ser acompanhada por profissionais que a ajudem a levar uma vida normal e a ensine a aprender e a lidar com as suas limitações. Tornando assim, sua convivência na escola e no meio social mais fácil, fazendo com que ela não passe por grandes problemas não só escolares, mas também com as pessoas de seu convívio no dia a dia.

Tipos de dislexia

Há diferentes tipos de dislexias diagnosticadas pela medicina. Ela pode ser tanto adquirida quanto desenvolvida. Quando adquirida, pode ser devido a algum dano cerebral que a pessoa possa ter sofrido quando adulta em rasão de alguma lesão. Pode ser desenvolvida devida à genética ou à falta de habilidade em ler e escrever, que também pode acabar afetando outras habilidades.

Dislexia Acústica, Auditiva ou Disfonética

Esse tipo de dificuldade compreende os sons (fonemas) e a representação gráfica (letra). A criança tem dificuldade na representação da imagem sonora relacionada ao grafema.

Dislexia visual ou Diseidética

Ocorre quando há má visualização e a dificuldade em diferenciar os lados direito e esquerdo, também fazendo com que a criança tenha dificuldade em reconhecer as palavras como um todo. O disléxico tem dificuldade em análise, síntese entre outras dificuldades espaciais.

Dislexia Mista

É quando há os dois tipos de distúrbios: o visual e o auditivo. Eles apresentam dificuldades fonológicas e ortográficas.

Dislexia Motriz

É a dificuldade em movimentar o globo ocular, o que faz com que a criança não consiga enxergar toda a palavra, ocasionando assim, intervalos mudos e campos cegos ao ler.

O tratamento é feito em parceria com professores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Ainda não existe uma cura para a dislexia e o processo de seu tratamento é lento e requer muita persistência e perseverança por parte da criança e dos pais. Ou mesmo por um adulto que tenha sofrido algum dano cerebral e que precise readaptar a sua vida.

No Brasil, existe a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) que é voltada para ajudar, sanar dúvidas e até mesmo para falar sobre os direitos que os disléxicos têm na sociedade.

O significado de Dislexia está na categoria Significados