Significado de Disponha

O que é Disponha

Disponha é uma flexão do verbo dispor na 3ª pessoa do singular no presente do subjuntivo. É oriunda do latim dispono e significa pôr em ordem, ordenar, resolver, preparar, ter à disposição.

É uma palavra muito flexível, podendo ser encontrada em diversos contextos, e neste sentido possui uma série de sinônimos possíveis, a depender do contexto em que é utilizada.

Por exemplo, se for utilizada como substantivo masculino, normalmente é o mesmo que serviço, ordem ou disposição. Entretanto, se tiver o sentido de ordem, pode ser o mesmo que ajeitar, alinhar, formar, compor, arranjar, organizar ou preparar. Se tiver o sentido de possessão, pode ser o mesmo que conceder, desfazer-se, doar, dar ou dividir.

Na seguinte frase ‘Eu disponho de tempo para jogar dominó com meu avô’, a palavra ‘disponho’ teve o sentido de possessão, indicado no parágrafo acima. Isso significa que o tempo que está em minha posse é concedido à atividade de jogar dominó com meu avô. É o mesmo sentido da frase ‘Jamile dispunha de dinheiro e vontade para ir ao Afeganistão e cuidar de crianças carentes’, onde ‘dispunha’ faz referência à posse, ou à disposição de dinheiro e vontade para a referida atividade que Jamile foi fazer no Afeganistão.

Agora observe a narrativa abaixo:

– Muito obrigado, Alex, por carregar as caixas de mariscos até o restaurante. – Disse Alfredo, o velho Português madeirense.

– Disponha! – Respondeu Rafael, que adorava os doces portugueses que o Sr. Alfredo lhe dava como agradecimento.

A narrativa mostra que neste caso a palavra ‘disponha’ é uma forma de Rafael dizer que ele se põe ou está à disposição do Sr. Alfredo para lhe ajudar. A forma completa desta expressão é ‘Disponha de mim!’ ou ‘Disponha sempre que precisar!’.

Disponha em inglês

Em inglês, a formação verbal correta correspondente ao verbo dispor é ‘To dispose’, e tem, assim como em português, uma ampla flexibilidade. Entre os sinônimos em inglês do termo estão afford (proporcionar, dar, conceder), bunch (agrupar), lay out (arranjar, explicar), make (ganhar, criar, efetuar).

Compartilhe este significado: