Significado de Disponível

O que é Disponível

Disponível é um adjetivo que indica que algo ou alguma coisa está desimpedido, acessível, fácil, usual, ao alcance, de prontidão, pronto.

Um homem beneficia a sua empresa quando atende aos seus clientes mostrando-se sempre solícito, atencioso, amável, cordial, ao dispor, poderíamos dizer disponível.  Disponível é qualquer coisa, seja objeto, situação ou pessoa que não oferece impedimento para que a ação que suscita seja empreendida. Disponível é o que facilita as coisas, o que busca possibilitar.

No âmbito do direito, encontraremos o termo disponível como uma referência ao estado jurídico que se encontram determinadas propriedades que não apresentam impedimentos legais para serem adicionadas para doação ou testamento.

Podemos ainda encontrar a palavra disponível como um termo da economia para designar o produto ou serviço que por determinado tramite do mercado deve legalmente ser entregue imediatamente a seu comprador.  

Vejamos alguns exemplos de frases usando a palavra disponível em várias acepções:

- Temi quando constatei que o sinal marcava ocupado, contudo, fui tomado de alívio quando me dei conta que a despeito do sinal o toalete estava disponível. 

- Faz só dois dias que terminei com o Anderson e o Rogério já veio com uma conversa toda estranha achando que eu estava disponível.

- Percorremos por todos os hospitais e não havia disponível leito algum.

- Eu não queria comprar nada, mas o atendente da loja se mostrou tão disponível que me deu vontade de levar a loja inteira.

- Nem bem a cadeira de presidente se tornou disponível o novo presidente já começou a promover todo tipo de reformas.

O significado de Disponível está na categoria Significados