Significado de Distopia

O que é Distopia

Distopia pode designar tanto a localização de um órgão quando foge da normalidade ou uma sociedade que se transformou numa ditadura opressora que escraviza ou restringe duramente as liberdades dos indivíduos que a compõe.

Dentro da Medicina, vamos encontrar distopia como um termo técnico que será usado para designar o fenômeno que apresenta a formação de determinado órgão num local diferente daquele que seria o esperado.

Em geral, é bastante comum o termo aparecer para descrever casos em que uma anomalia na localização dos órgãos pélvicos é apresentada. O Prolapso dos Órgãos Pélvicos também conhecida como Distopia Genital acontece com o enfraquecimento da anatomia da região pélvica, o que pode aparecer como um traço desde nascença ou pode aparecer durante a formação ou vida adulta do indivíduo por causa de alguma patologia ou acidente, podendo ter uma causa adquirida ou congênita, portanto. A vagina e o útero são os órgãos mais atingidos por distopias entre as mulheres.

Distopia e Utopia

Num sentido político, filosófico e literário distopia é uma sociedade imaginaria que atingiu um elevado nível de repressão e vigilância. Uma sociedade que, ao invés de viver em harmonia, em prol do bem de todos, vive num estado de grande tensão, de modo que só um pequeno grupo de privilegiados disfruta de alguma liberdade, enquanto a grande maioria é controlada por estes.

Uma distopia é o antônimo de uma utopia. Uma utopia é uma sociedade imaginária, onde todos disfrutam de total liberdade e o convívio social é harmonioso, uma sociedade onde todos podem evoluir como indivíduos e em que todos contribuem da melhor forma que podem com aquilo que tem para oferecer para o bem de toda a coletividade.

E assim como a utopia inspirou artistas e teóricos ao longo dos anos, com a distopia não foi diferente. Obras como os clássicos de George Orwell, 1984, que também virou filme, e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley abordaram o tema de forma magistral. E esse é o caso de V de Vingança uma história em quadrinhos escrita por Alan Moore e que virou um filme de sucesso. Equilibrium também é um exemplo de filme cuja realidade é distópica.

O significado de Distopia está na categoria Significados