Significado de Ditadura

O que é Ditadura

Ditadura é um regime de governo onde todos os poderes do Estado ficam centralizados somente em um individuo, um grupo ou um partido. O ditador que assume o cargo de forma autoritária e arbitrária executa ações que vão contra os direitos dos cidadãos, desrespeitando assim, toda forma de democracia.

Um governo ditador e antidemocrático não respeita o direito do povo e nem permite qualquer forma de expressão de opiniões ou ideias contrárias as suas, chegando a agir de forma arbitrária e desumana quando é contrariado em suas ordens.

O poder fica concentrado somente nas mãos dessa pessoa ou desse partido político, passando assim a não existir os três regimes democráticos, ou seja, os poderes legislativo, executivo e judiciário perdem força e todos os poderes cabem somente a uma instância ditatorial.

Os primeiros sinais desse tipo de poder surgiram quando Roma se encontrava em crise e os romanos, em tentativa de salvar o Império, buscavam por um ditador para colocar ordem nas coisas e reestabelecer a tranquilidade.

Esse ditador deveria cumprir seu papel em apenas seis meses. Essa época ficou marcada pela tirania e o abuso de poder pelo Império Romano, que oprimia a classe mais baixa e utilizava de várias formas de tortura para conquistar seu intuito.

O que significa ditadura militar

Ditadura militar é um sistema de governo controlado especificamente por militares. Nesse tipo de ditadura, o poder é tomado por meio de um golpe de Estado, onde um governo legítimo é destituído de seu poder. Ele também pode ser realizado como uma forma de intervenção para apaziguar conflitos que podem estar ocorrendo em um país, não havendo muita saída para outro tipo de solução.

Normalmente, é um governo baseado na intolerância, na crueldade, na perseguição e desrespeito total aos direitos humanos.

Ditadura militar no Brasil

No Brasil, esse tipo de regime vigorou por 20 anos. O golpe militar foi instaurado em 1964 e, destituiu o então presidente João Goulart, se perpetuando e provocando várias vítimas contrárias à ditadura.

Foi somente com o Movimento das Diretas Já, encabeçada pela então oposição, que reivindicava a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que o Brasil, em 1985, pode eleger seu novo presidente.

Esse foi um período bastante significativo para o país, que lutava pelas eleições diretas e buscava acabar com os desmandos de um governo opressor e ditatorial.

Ditadura do proletariado

O termo ditadura do proletariado surgiu com o militar, jornalista e político revolucionário Joseph Weydemeyer, que se baseou nos princípios idealizados de Karl Marx.

Em sua concepção, o poder do Estado deveria ser tomado pelo proletariado, isto é, o povo deveria lutar contra a exploração do capitalismo.

Essa expressão foi adotada por Karl Marx e Fredrich Engels, os idealizadores do marxismo. Marx pregava que os proletários seriam os únicos capazes de transformar a exploração capitalista e reduzir a discrepância social existente e, desta forma, todos teriam os mesmos privilégios da classe dominante, ou seja, não haveria pessoas explorando umas as outras.

Ditadura em sentido figurado

Essa palavra também é utilizada em sentido figurado para designar uma forma de impor um estilo de vida a alguém contra sua vontade ou influenciar pessoas de forma autoritária.

Ex.:

  • Atualmente já não existe mais espaço para pais ditadores, que não deixam seus filhos fazerem nada sozinhos. Os jovens hoje são mais abertos a diálogos e exigem mais respeito e confiança por parte dos pais.   
  • A ditadura familiar já deixou de existir há muito tempo, hoje os tempos são outros.

O significado de Ditadura está na categoria Significados