Significado de Ditadura militar

O que é Ditadura militar

Ditadura militar é uma forma de governo onde todos os poderes políticos de uma nação são controlados pelos militares. A ditadura militar comumente também é chamada de regime militar, sendo que a característica mais peculiar de ambas é o fato de que os militares possuem grande influência e poder de dominância.

Pode haver ditaduras oficiais (onde os militares controlam todos os poderes políticos) e também modelos mistos, onde os militares dividem o poder com parlamentos, senados, ministérios e assim por diante, ainda que a maior parte do poder estejam em suas mãos.

Durante a ditadura militar, os presidentes são os próprios militares, que alternam o comando da nação entre si. Também é comum as ditaduras surgirem após um golpe de estado, fato este bem comum durante toda a história, desde Júlio César na Roma antiga até a ditadura portuguesa e também a brasileira.

As ditaduras militares constantemente são criticadas por controlarem a imprensa e utilizarem-se de meios violentos para conter seus inimigos políticos, assim como podem desrespeitar os direitos humanos sem que haja qualquer punição a nível nacional, uma vez que os próprios ditadores é que possuem o poder máximo do país.

O significado de Ditadura militar está na categoria Significados