Significado de Diversidade Cultural

O que é Diversidade Cultural

Diversidade Cultural é a variedade de culturas que existem e que revelam diversos tipos de vestuário, linguagem, religião e danças.

Segundo estudos antropológicos, o primeiro ser humano habitou a África por volta de dois milhões de anos atrás e a partir de então se espalhou por diferentes partes do mundo e teve que se adaptar a diversas condições de clima, que além de mudanças físicas, proporcionou a criação de várias sociedades com tradições distintas.

Diversidade Cultural no Brasil

Região Norte: É onde está um dos nossos maiores patrimônios, a Floresta Amazônica! Ela possui a maior diversidade biológica do mundo e existe a possibilidade de fazer turismo com passeio entre a floresta e entrar em contato com índios nativos. A região também possui a tradicional festa do boi-bumbá, já a culinária tem grande influência indígena, com muita mandioca e peixe.

Região Nordeste: Lá podemos encontrar pratos típicos, trabalhos de rendas, carnaval, frevo e capoeira. É uma região que respira energia e alegria. Possui praias lindas de fazer inveja nos Estados e países vizinhos, onde ficam as famosas dunas.

Região Centro-Oeste: O centro do país traz influências dos Estados vizinhos e até dos países vizinhos como Bolívia e Paraguai e essa mistura aparece nas manifestações culturais e também na culinária. Lá é onde encontramos o Pantanal, considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial, com fauna muito rica e flora diversificada.

Região Sudeste: Uma região de clima agradável, culinária diversificada e ao mesmo tempo típica com pratos como a feijoada, o idolatrado pão de queijo e o bolinho de bacalhau. É um povo que gosta de ritmos como o sertanejo com suas festas do peão de boiadeiro, e também do axé e do funk.

Região Sul: É onde está o clima mais frio do país e a região atrai muitos turistas na época da Oktoberfest, uma festa alemã, e que possui danças típicas como o fandango. Também é conhecida por fazer o melhor churrasco, além do chimarrão e chocolates especiais.

Diversidade Cultural e Religiosa

As diferentes religiões que existem no mundo estão ligadas às diferentes culturas e essa variação de crenças dentro de uma mesma sociedade é chamada de sincretismo religioso. No Brasil, por exemplo, temos os católicos, os muçulmanos, os hindus, os judeus, entre outros.

O significado de Diversidade Cultural está na categoria Significados